Patologias do joelho

Tratamos as principais patologias da área da Ortopedia, dentre elas:

• Luxação da patela: ocorre quando a geometria do sulco ou o posicionamento da patela é anormal ou também em um acidente traumático, assim, a patela se desloca e não acompanha mais adequadamente este sulco.
  • Artrose: é um conjunto de patologias que resulta em alterações anatômicas, ocorre perda da cartilagem que envolve os ossos das articulações. Pode surgir sem causa aparente ou ter um fator predisponente, como alterações metabólicas, distúrbios anatômicos, excesso de peso, traumatismos, artrites e infecções.
  • Lesões ligamentares: no joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL). Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço.
  • Lesões meniscais: os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas responsáveis pela absorção de impacto e estabilização da articulação do joelho. As lesões dos meniscos podem ser divididas em traumáticas e degenerativas.
  • Lesão condral: a condromalácia é o desgaste na cartilagem do joelho. Essa patologia não é reversível, mas o tratamento proporciona alívio da dor e mantém a qualidade de vida. A lesão da cartilagem articular pode ocorrer por trauma, lesões mecânicas, ou por doença articular degenerativa (osteoartrite).
  • Tendinite Patelar: também conhecida como “joelho do saltador”, é uma patologia do tendão patelar normalmente relacionada às atividades esportivas que demandam saltos e desacelerações bruscas, como o vôlei, basquete, atletismo e futebol. Em casos extremos, pode até ser completamente rompido.
  • Lesão muscular: a contusão muscular trata-se de uma lesão no músculo causada por um trauma direto. Já o estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo alongamento excessivo das fibras musculares, ou alongamento além dos limites normais.
  • Tendinite do Corredor: o trato iliotibial, é uma estrutura fibrosa encontrada na face lateral da coxa com origem na bacia e que se insere na porção ântero-lateral do joelho. A síndrome gera inflamação do trato por seu atrito constante em movimentos repetitivos. Os atletas como corredores e ciclistas são os mais afetados devido a flexão e extensão dos joelhos em excesso.

Se você está sentindo dor no joelho ou outro sintoma, agende agora a sua consulta.