5 dicas importantes de como evitar problemas ortopédicos no futuro

Ninguém quer correr o risco de desenvolver problemas ortopédicos no futuro, não é mesmo?

A grande parte das pessoas acaba deixando de lado os cuidados necessários que ajudam a garantir uma boa saúde do sistema musculoesquelético.

Porém, esse tipo de atitude faz com que posteriormente a pessoa desenvolva sérios problemas ortopédicos.

A maioria das pessoas não mantém a postura correta ao mexer no celular, assistir televisão, não sabem escolher o calçado correto e até mesmo utilizam bolsas ou mochilas muito pesadas.

Tudo isso contribui para a ocorrência de condições ortopédicas no futuro.

Se você quer conhecer as principais dicas para evitar problemas ortopédicos, acompanhe nosso artigo e coloque em prática!

 

1. Atenção à postura ao mexer no celular ou computador

Hoje em dia nossa vida está na palma das mãos, em nossos smartphones conversamos com nossos amigos e familiares, resolvemos problemas, até mesmo em nossa conta bancária podemos ter acesso mais fácil.

Entretanto, a postura das pessoas ao mexer no celular está cada vez mais incorreta. A situação vem ficando mais grave, a tal ponto que existe uma doença relacionada ao uso excessivo de celular.

O mais recomendado é diminuir o tempo no smartphone ou computador, mas sabemos que isso muitas vezes fica inviável, uma vez que muitas pessoas trabalham utilizando esses meios.

Se esse é o seu caso, faça pausas enquanto utiliza o celular ou o computador e nessas pausas se alongue. Além disso, tenha atenção à sua postura.

 

2. Evite bolsas e mochilas muito pesadas

Essa dica é voltada para mulheres e estudantes, que fazem parte do público que carregam mais peso em suas bolsas e mochilas.

Isso acontece pois os estudantes precisam levar seu material diariamente e as mulheres, principalmente as que são mães, têm que levar diversos itens em suas bolsas, o que faz com que eles carreguem mais peso.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental analisar se os objetos que você está levando são realmente necessários e lembre-se que o peso de bolsas e mochilas não deve ultrapassar 10% do peso do indivíduo.

 

3. Cuidado ao passar muito tempo sentado(a)

Muitas vezes o trabalho de uma pessoa exige que ela passe muito tempo sentada. Infelizmente ela não consegue mudar isso, porém existem meios de amenizar os impactos causados.

Se você passa por essa situação, é indicado investir em um apoio ergonômico para os pés que irá te ajudar a evitar problemas ortopédicos no futuro.

Fazer pausas e alongamentos durante o tempo em que passar sentado(a) também é de grande auxílio, uma vez que vai aliviar a tensão e a sobrecarga causada nas articulações.

 

4. Tenha atenção ao treinar

Que a prática de atividade física é importante e faz muito bem à saúde, isso nós sabemos.

Entretanto, é importante ter cautela na hora de realizar seus exercícios. A prática em excesso ou utilizar uma carga de pesos superior ao recomendado pode trazer sérios prejuízos à sua saúde.

Outro fator de preocupação, é para iniciantes que escolhem atividades de alto impacto.

Quem estava há muito tempo sem praticar atividade física, fica suscetível a lesões quando as realiza sem o devido acompanhamento.

 

5. Escolha corretamente o calçado que vai utilizar

Quem nunca passou por uma situação complicada por utilizar um sapato inadequado? Além da dor e dos eventuais machucados, o calçado errado pode também prejudicar sua saúde ortopédica.

Ao treinar também é importante ter atenção ao tênis escolhido, para que suas articulações não sofram muito impacto, ou que o tênis interfira no tipo de pisada.

Para as mulheres, evite usar sapatos de salto alto e bico fino constantemente. Esse tipo de calçado é responsável por diversos problemas ortopédicos que podem causar dores, desconfortos e graves lesões.

 

Conclusão

Agora que você já conhece as principais formas de evitar problemas ortopédicos no futuro, coloque em prática nossas dicas e garanta mais saúde para sua vida!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.