A gestação e as dores musculoesqueléticas

A gravidez pode causar muito estresse no corpo da mulher devido ao peso extra que repentinamente começa a fazer parte do seu corpo, criando estresse adicional nas articulações e nos músculos e à posição adicionais do bebê, bem como às mudanças fisiológicas que podem exacerbar um problema ósseo ou articular existente.

Durante a gravidez, o corpo da mãe trabalha horas extras para auxiliar no crescimento e no desenvolvimento do feto. Como resultado, a mulher se torna mais vulnerável a certos problemas ortopédicos durante a gravidez. Ao compreender os problemas que podem surgir, as futuras mães podem se preparar melhor para buscar tratamento, prevenção e recuperação após o nascimento do bebê.

Vamos falar sobre alguns dos problemas ortopédicos mais comuns que tendem a acontecer no corpo da mulher ao longo da gravidez.

Dor na região lombar

Mais da metade de todas as mulheres grávidas sentem dores lombares significativas. O peso do bebê e os quilinhos adquiridos na gravidez podem causar fadiga muscular rápida e levar ao desenvolvimento de espasmos musculares, que podem ser graves. Os exercícios de fortalecimento das costas durante o primeiro e o segundo trimestre podem muitas vezes valer a pena durante a segunda metade da gravidez. Modificações podem ser necessárias para os exercícios realizados durante a gravidez, portanto, verifique primeiro com seu ortopedista ou fisioterapeuta.

Síndrome do túnel carpal

A síndrome do túnel do carpo é uma condição em que o nervo mediano do punho é comprimido. Normalmente, as pessoas com a síndrome se queixam de dor, formigamento e dormência nas mãos e nos dedos. A síndrome do túnel do carpo pode ser agravada devido à retenção de líquidos durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre. Geralmente pode ser tratada com talas noturnas e compressas de gelo. A condição geralmente melhora após o parto do bebê.

Fascite plantar

Fascite plantar é a inflamação de uma faixa espessa de tecido, chamada fáscia, que conecta o osso do calcanhar ao dedo do pé. Frequentemente chamada de "esporão" do calcanhar, a fascite plantar pode causar uma dor aguda no calcanhar e pode estar associada ao rápido ganho de peso durante a gravidez. Muitas vezes, pode piorar pela manhã e durante os estágios finais da gravidez. A maioria dos casos de fascite plantar pode ser tratada em casa com aplicação de gelo no local, palmilhas ortopédicas, talas noturnas e massagem regular nos pés.

Dor no joelho

Um efeito natural de carregar o excesso de peso em seu corpo, o desenvolvimento de dores nos joelhos é muito comum em mulheres grávidas. Esta é uma das principais razões pelas quais é recomendado descansar durante a gravidez e não se esforçar, especialmente nos últimos meses, quando a tendência é o bebê ficar mais pesado.

Pubalgia

A Pubalgia (ou Disfunção da Sínfise Púbica) é uma doença inflamatória que afeta os ossos na parte frontal da pelve. A junção desses ossos pode frequentemente inflamar ao longo da gravidez devido ao peso e à posição adicionais do bebê em desenvolvimento. Os ligamentos nessa área também podem ser afetados por mudanças hormonais que permitem que os ligamentos se tornem mais frouxos na preparação para o parto.

Obter cuidados ortopédicos adequados é a chave para uma gravidez saudável. Conversar com um médico ortopedista ajudará a detectar quaisquer problemas ortopédicos e fornecerá o melhor tratamento para você.