A importância dos exercícios físicos para o fortalecimento ósseo

Todos sabemos que a prática regular de atividade física proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental.

Mas você sabia que manter uma rotina de exercícios também é essencial para o fortalecimento ósseo?

Existem diferentes tipos de atividades físicas que podem ser realizadas por pessoas de todas as idades e sexos.

Por isso, encontrar um exercício que se encaixa dentro da sua rotina e de suas limitações, é essencial para que você possa aproveitar todas as vantagens que eles podem proporcionar.

Muitos pacientes que sofrem com doenças ortopédicas, percebem uma melhora significativa ao começar a se exercitar. Hoje vamos falar sobre os principais benefícios dos exercícios para o fortalecimento ósseo.

 

Benefícios das atividades físicas para a saúde óssea

Assim como nossos músculos, os ossos são tecidos vivos que apresentam uma excelente resposta quando praticamos atividade física e se tornam mais fortes.

Mulheres e homens jovens que se exercitam regularmente conseguem atingir um maior pico de massa óssea, principalmente quando comparados às pessoas que não praticam exercícios.

O pico de massa óssea acontece durante a terceira década da vida e após essa fase, começamos a sofrer com a perda dessa massa.

Uma excelente forma de reduzir essa perda, é através da prática regular de atividades físicas, pois ela nos auxilia no fortalecimento muscular, na melhora da postura, equilíbrio e coordenação motora.

Isso faz com que a chance de quedas e demais traumas ortopédicos diminuam consideravelmente, além de retardar o aparecimento de diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético.

E os exercícios não contribuem apenas para o fortalecimento ósseo, mas como também para a melhora do fortalecimento muscular.

Com o passar dos anos, perdemos massa muscular e isso faz com que tenhamos uma redução na flexibilidade, o que aumenta as chances de lesões musculares, dores crônicas e tendinites.

 

Quais os melhores exercícios?

Para conseguirmos usufruir de todos os benefícios das atividades físicas, é fundamental que essa prática se torne um hábito constante em nossas vidas.

Todo exercício é válido e o mais importante é se movimentar de alguma forma. Porém, existem algumas atividades que são específicas para o fortalecimento ósseo.

Algumas delas são:

Caminhada

A caminhada é uma ótima opção para quem deseja se exercitar e está há algum tempo sem praticar exercícios ou que procura uma atividade de baixo impacto.

Além de auxiliar na prevenção de doenças ósseas, a caminhada é uma grande aliada para quem sofre de osteoporose, uma vez que ao praticarmos, estamos contribuindo para o aumento da densidade óssea.

Dança

A dança é uma das melhores atividades para quem deseja cuidar da saúde óssea, pois além de ser um exercício excelente para trabalhar os ossos do quadril, perna e coluna, a dança também melhora a circulação sanguínea.

Não podemos deixar de lado o fato de que a dança é um exercício super leve e divertido. Para quem não gosta de realizar nenhuma atividade física por achar algo chato ou maçante, a dança é uma ótima opção.

Hidroginástica

Para quem procura atividades de baixo impacto, a hidroginástica é o exercício mais recomendado para cuidar da saúde dos ossos.

Através dela é possível estimular a produção de massa óssea, melhorar o condicionamento físico, reduzir o estresse, a ansiedade e trabalhar o fortalecimento muscular.

Alongamento

Os alongamentos são exercícios que devem ser realizados antes e depois de qualquer atividade física, pois previnem a ocorrência de lesões durante a prática das mesmas.

Porém, eles também devem ser incluídos na rotina de quem deseja cuidar da saúde óssea pois proporcionam flexibilidade, força e equilíbrio, trazendo benefícios não só para os ossos como para as articulações.

 

Converse com um ortopedista

A prática de atividade física auxilia diretamente na conquista da saúde óssea. Entretanto, para que elas sejam realizadas da maneira correta e que não ocorram lesões, é fundamental consultar um ortopedista.

Ele irá avaliar a condução do seu sistema musculoesquelético e caso haja possibilidade de lesões ou você já tenha sofrido algum trauma, esse profissional indicará uma atividade física adequada à sua condição. Cuide-se!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.