A obesidade e o impacto na coluna

Você está percebendo alguns quilos extras? As calças que serviam em você no ano passado parecem apertadas este ano? Os números em sua balança estão subindo? Se você está lutando para perder peso, saiba que não está sozinho. Quase três em cada quatro brasileiros estão com sobrepeso ou obesos.

A obesidade é definida por médicos especialistas como uma doença e esse excesso de peso é um distúrbio grave que afeta adultos e crianças.

Você provavelmente sabe que o sobrepeso pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. E, além disso, o excesso de peso também pode afetar sua coluna.

Estar acima do peso ou ser obeso pode contribuir significativamente para os sintomas associados à osteoporose, osteoartrite, doença degenerativa do disco vertebral, estenose espinhal e espondilolistese.

 

Como o excesso de peso ou a obesidade podem afetar a coluna vertebral?

A coluna vertebral é projetada para suportar o peso do corpo e distribuir as cargas encontradas durante o repouso e a atividade. 

Ela é composta de ossos (vértebras) empilhados uns sobre os outros, com discos que amortecem, entre as vértebras. Uma série de nervos se estende por toda a coluna em um espaço conhecido como canal central. Músculos e ligamentos dão sustentação e mantém a estabilização.

Quando o excesso de peso é carregado, a coluna vertebral é forçada a assimilar a carga, o que pode levar ao comprometimento e danos estruturais. Uma região da coluna que é mais vulnerável aos efeitos da obesidade é a região lombar - a coluna lombar.

 

Por que os exercícios são importantes?

A falta de exercícios pode causar pouca flexibilidade e músculos fracos nas costas, pélvis e coxas. Isso pode aumentar a curvatura da parte inferior das costas, fazendo com que a pelve se incline muito para a frente. Além disso, isso é prejudicial para a postura adequada e, à medida que a postura enfraquece, outras regiões da coluna podem ficar doloridas.

Se você estiver com sobrepeso ou obeso, é provável que tenha dores nas costas. Você pode ter ou desenvolver uma das seguintes condições:

Dor lombar: A obesidade pode agravar um problema existente na região lombar e contribuir para a recorrência da doença.

Osteoporose: Um estilo de vida sedentário associado a uma dieta desequilibrada pode afetar a densidade ou a força dos ossos (vértebras espinhais). Quando a arquitetura estrutural de um corpo vertebral está comprometida, há risco de fratura. As fraturas vertebrais podem ser dolorosas e incapacitantes. Se você foi diagnosticado com osteoporose, provavelmente perdeu entre 25% a 30% da densidade óssea desejável. 

Osteoartrite (OA):  O peso corporal excessivo coloca pressão não natural e estresse nas articulações durante o movimento e em repouso.

Se você está com sobrepeso ou obeso, existem muitas ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a perder e manter um peso corporal mais saudável. 

Como começar? Converse com seu médico para descobrir como iniciar um programa de perda de peso com segurança. Isso é importante porque, se você tiver dor nas costas, seu programa de exercícios provavelmente será adaptado para a sua situação.

Obter ajuda profissional pode ser o melhor e o primeiro passo para você começar um estilo de vida saudável.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.