Artrite Gotosa

Você já ouviu falar sobre artrite gotosa? Essa condição é popularmente conhecida como gota e é bastante comum.

A doença é um tipo de artrite inflamatória e pode causar muitos incômodos para quem está sofrendo com essa situação.

Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre essa condição, principais sintomas e como é feito o seu tratamento.

O que é artrite gotosa?

Todos os dias consumimos uma quantidade considerável de alimentos que contém purina. Quando nosso organismo metaboliza essa substância, ela é transformada em ácido úrico.

Essa metabolização é algo normal e não apresenta riscos quando os níveis de ácido úrico estão dentro dos padrões.

Quando nosso organismo funciona corretamente, o ácido úrico é eliminado através da urina. O problema está quando há o excesso dessa substância, pois ocorre sua cristalização.

A artrite gotosa (ou gota) é o acúmulo do ácido úrico dentro das articulações. Isso acontece porque ou o corpo produz ácido úrico em quantidades muito altas ou não consegue excretá-lo de forma suficiente para manter seu organismo saudável.

Quais as causas?

Como dissemos anteriormente, a artrite gotosa é causada pelo excesso de ácido úrico dentro das articulações, em ocorrência da hiperuricemia - aumento dessa substância no sangue.

Existem situações que colaboram para o aumento do ácido úrico no organismo. O uso de medicamentos sem orientação médica é uma das principais causas.

Muitos remédios afetam o funcionamento do rim, fazendo com que eles não eliminem substâncias corretamente, entre elas, o ácido úrico. Fatores genéticos também influenciam no aparecimento da gota.

O consumo excessivo de álcool, cigarro e uma alimentação desequilibrada são fatores de risco para a artrite gotosa. Pacientes com condições como a obesidade, hipertensão e diabetes estão mais propensos a desenvolver essa doença.

Sintomas

A artrite gotosa se manifesta em episódios isolados de crises, sendo muito raro os casos em que ela acomete duas articulações ao mesmo tempo.

Geralmente, a primeira articulação afetada está localizada no dedão do pé (hálux) e o principal sintoma é a dor extrema.

Outras articulações que também são comumente acometidas são: o peito do pé, tornozelo, joelho, punho e cotovelo.

Além disso, os pacientes costumam se queixar de vermelhidão, inchaço, sensibilidade, calor no local, mal estar, taquicardia e febre.

As crises acontecem de forma abrupta e costumam durar entre três a dez dias, dependendo de cada pessoa.

Quando não tratada, a artrite gotosa pode ocorrer em crises menos espaçadas e em diferentes articulações se tornando crônica, sempre apresentando os mesmos sintomas. Em alguns casos, os tofos se tornam permanentes.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito em um primeiro momento durante a consulta com o ortopedista onde ele irá analisar o histórico clínico do paciente, se houveram casos na família e avaliar os sintomas apresentados.

Em pacientes em que a condição se tornou crônica, é necessária a realização de diversos exames clínicos e de imagem para que o médico possa analisar a condição das articulações, bem como encontrar a causa do aumento do ácido úrico.

Dessa forma, é possível proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.

O tratamento da artrite gotosa se dá através do controle dos sintomas, principalmente a redução da dor e tratar a causa inicial da artrite.

Com isso, o tratamento varia de cada pessoa. Porém geralmente é feita a administração de medicamentos, mudanças no dia a dia e nos hábitos alimentares.

Para um tratamento eficaz, é importante acompanhar os pacientes, seus sintomas e adequar sua dieta, evitando consumir alimentos que contém purina e diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Não se esqueça também de consumir entre dois a três litros de água diariamente para garantir o bom funcionamento do organismo.