Artrite Séptica

Você sabia que sua articulação pode sofrer um processo infeccioso?

Assim como as outras estruturas do nosso corpo, as articulações também estão sujeitas a infeccionar.

Essa infecção pode ser ocasionada por germes e bactérias que viajam em sua corrente sanguínea. Eles podem se originar devido a uma lesão ou a alguma infecção no organismo, como uma infecção urinária, por exemplo.

A essa situação, é dado o nome de artrite séptica e apesar de afetar qualquer parte do corpo, os locais mais acometidos são o joelho e o quadril.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa condição e quais seus sintomas? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre a artrite séptica.

O que é?

A artrite séptica é o processo infeccioso que ocorre na articulação. Essa condição é considerada uma emergência médica, pois se não tratada logo no início pode causar um dano irreparável na articulação.

Ela pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. Porém crianças e adolescentes abaixo de 15 anos e adultos com idade superior a 55 anos estão mais propensos a sofrer dessa condição.

A doença é dividida em dois tipos:

• Artrite infecciosa aguda: causada por bactérias, tem início rápido e pode afetar pessoas saudáveis ou com fatores de risco. Caso não seja tratada, pode destruir os tecidos articulares em questão de dias.
  • Artrite infecciosa crônica: com início gradual, ao longo de semanas, a doença atinge pessoas que apresentam fatores de risco, como artrite reumatoide, HIV, sistema imunológico deficiente e prótese articular.

Além da articulação, se não tratada de forma correta e logo no início, a artrite séptica também pode provocar danos na cartilagem e nas estruturas próximas à articulação.

Principais causas e sintomas

A artrite séptica pode ser causada por doenças fúngicas, virais e bacterianas. Geralmente, grande parte dos casos de infecção ocorrem devido à bactéria Staphylococcus aureus (staph).

Entretanto, seu desenvolvimento está relacionado a qualquer processo infeccioso no organismo, seja ele uma infecção na pele, trato urinário, ferimentos ou durante uma cirurgia em uma articulação ou próximo a ela, podendo dar entrada à germes.

O líquido sinovial, que reveste as articulações, possui uma baixa capacidade de protegê-las de possíveis infecções.

Dessa forma, nosso corpo precisa encontrar uma defesa diferente para se proteger. A maneira encontrada é a redução do fluxo sanguíneo dentro da articulação – o que contribui para o maior dano.

Existem fatores de risco que favorecem o surgimento da artrite séptica, tais como:

• Sistema imunológico debilitado;
  • Trauma articular;
  • Doenças de pele recorrentes;
  • Doenças crônicas que afetam as articulações;
  • Uso medicamentos imunossupressores.

O principal sintoma da artrite séptica é a incapacidade de movimentar a articulação. Além disso, podem ocorrer sintomas como febre alta, dor intensa, desconforto na região afetada, inchaço, vermelhidão e sensação de queimação.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito em um primeiro momento durante a consulta com o ortopedista, onde ele irá avaliar quais as queixas do paciente, bem como o local afetado.

Podem ser necessários exames de imagem como raio x, além de exames laboratoriais e punção da articulação para assim analisar o tipo de microrganismo que está causando a infecção para que se possa indicar o melhor tratamento.

Como é considerada uma urgência médica, o tratamento consiste na internação do paciente onde será feita a aplicação de antibiótico na veia para ajudar a combater a infecção.

Ao notar a melhora dos sintomas, o paciente pode ser liberado. Porém, é fundamental manter o uso dos antibióticos para garantir que as bactérias sejam eliminadas.

Durante o tratamento, a partir do momento que o paciente já começa a apresentar sinais de melhora, pode ser indicado sessões de fisioterapia como forma de recuperar os movimentos do membro afetado.

Ao notar os primeiros sintomas, procure um médico imediatamente. Cuide-se!