As principais lesões esportivas

É de conhecimento geral que a prática frequente de atividades físicas é importante para mantermos uma boa qualidade de vida, pois auxilia na prevenção de doenças e melhora nosso humor, entretanto temos que praticá-los de forma consciente e sem excessos. Caso contrário, o risco de lesões aumenta, o que afetará nosso sistema musculoesquelético. E não são apenas atletas que estão sujeitos a lesões, qualquer pessoa que pratica alguma atividade física está propenso a passar por essa situação.

As lesões acontecem por vários motivos, dentre eles podemos citar a fraqueza dos músculos, ligamentos e tendões, prática incorreta de exercício e calçado inadequado. A consequência disso vai de uma leve dor e desconforto até mesmo ao impedimento da prática de atividades físicas por um determinado período.

Listamos abaixo as principais lesões esportivas:

• Luxação:

Isso acontece quando nossa articulação é atingida direta ou indiretamente por uma força mais “violenta”, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, em termos leigos, possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que um osso quebrado. Portanto, requer cuidados médicos urgentes.

• Fratura por estresse:

É uma lesão que ocorre por uso excessivo dos ossos, que não são capazes de suportar tamanha pressão exercida e, com isso, fissuras podem se desenvolver. Os ossos das pernas e dos pés são mais propensos a fraturas por estresse. Na maioria das vezes, a sobrecarga ocorre em decorrência do aumento da intensidade do treinamento ou do início da prática de exercícios sem a devida orientação profissional. No entanto, os pacientes acometidos por essa lesão provavelmente apresentam algum grau de fraqueza muscular. Outras causas possíveis incluem variáveis ??genéticas e alterações hormonais. Além disso, é importante entender fatores como o peso do atleta, o terreno em que a atividade é realizada e o calçado utilizado.

• Contusão

Pode causar danos aos tecidos moles da superfície, a exemplo dos músculos, tendões ou ligamentos articulares devido ao forte impacto em qualquer parte do corpo. Às vezes, as lesões são profundas, o que dificulta determinar sua extensão. No entanto, a maioria dos casos não é grave e responde bem às medidas clínicas: repouso, gelo, compressão e elevação da área lesionada. É uma lesão mais comum em esportes que possuem quedas bruscas, como futebol, vôlei e basquete.

• Entorse

É o tipo mais comum de lesão no esporte e é causada pelo uso excessivo dos ligamentos e outras estruturas que proporcionam estabilidade articular. Pode ocorrer por movimento brusco, trauma, má colocação do pé ou simples tropeço, forçando a articulação a realizar um movimento que não está apta. As áreas mais afetadas são os tornozelos e os joelhos.

Devemos sempre procurar nos movimentar, realizando atividades físicas diariamente, mas tomando os devidos cuidados, tendo atenção redobrada ao exercício que está sendo praticado, se não estamos nos sobrecarregando e não podemos esquecer também dos alongamentos, que são essenciais. Se você deseja sair do sedentarismo e começar a se exercitar ou até mesmo acrescentar uma nova modalidade na sua rotina de exercícios, procure um ortopedista para que ele lhe oriente sobre como iniciar determinada atividade sem causar danos à sua saúde e ao seu corpo.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.