Calcaneodinia - a dor no calcanhar

A calcaneodinia também conhecida como talalgia é popularmente conhecida como dor no calcanhar e pode afetar pessoas de todos os sexos e em qualquer idade.

As dores nessa região são muito comuns na ortopedia, sendo uma das maiores queixas dos pacientes ao procurar um médico ortopedista.

Mesmo afetando um grande número de pessoas, a dor no calcanhar acomete principalmente mulheres e pacientes que estão acima do peso.

Se você tem dúvidas sobre a calcaneodinia, suas causas, sintomas e forma de tratamento, acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa condição. Confira!

O que é a calcaneodinia?

Geralmente, após um dia longo e cansativo de trabalho ou ao usar um sapato de salto alto, é comum sentirmos dores nos pés, principalmente na região do calcanhar.

Muitas vezes, o paciente sofre com alguma condição específica que causa esse desconforto e em outras situações, a dor acontece devido ao esforço exercido sobre essa região.

Dentro da ortopedia, foram designados os termos calcaneodinia ou talalgia para descrever qualquer tipo de dor no calcanhar, independente de qual seja a causa.

Em grande parte dos casos, a dor no calcanhar é oriunda de condições que afetam o tendão de Aquiles, que fica localizado nesta região.

Inflamações secundárias que surgem devido a uma doença associada também podem ser a causa da dor no calcanhar.

Principais causas da calcaneodinia

Em algum momento da vida, é certeza que uma pessoa sofreu ou vai sofrer com dor no calcanhar. Isso nem sempre é sinal de algum problema ortopédico, pois a região dos pés é uma área sobrecarregada constantemente.

Mesmo a dor no calcanhar não sendo indicativo de que existe alguma doença, é importante ficar atento(a) à frequência com que ela ocorre e se há outros sintomas associados.

Ao perceber que existem outros fatores além da dor, é necessário procurar um médico, pois cada caso pede um tratamento específico.

Entre as principais causas da calcaneodinia estão:

Alterações no formato do pé

Pessoas que sofrem com pé chato ou plano, varismo e valgismo estão mais suscetíveis a sofrer com dores no calcanhar.

Isso acontece, pois, a forma de caminhar pode causar incômodos devido ao fato de que a anormalidade apresentada causa uma sobrecarga na articulação do pé.

Fascite plantar

A fascite plantar é uma condição em que ocorre a inflamação dos tecidos que revestem a planta do pé. Essa estrutura sustenta o arco plantar, região muito exigida durante nossas atividades rotineiras.

Essa inflamação pode ser causada por traumas repetitivos, lesões e passar longos períodos em pé. Pessoas obesas também tendem a sofrer com a fascite plantar.

Esporão

Grande parte das pessoas que sofrem de calcaneodinia relacionam esse incômodo ao esporão do calcâneo, pois essa condição é frequentemente motivo de dor no calcanhar.

O esporão é uma calcificação que surge no interior do osso calcâneo e sua principal causa são pequenos traumas que ocorrem repetidamente, sobrecarga nessa região por um longo período.

Essa condição acomete pessoas acima dos 40 anos e que estejam sofrendo com obesidade ou que estão acima do peso.

Além dessas condições que foram citadas, doenças como a artrite gotosa, bursite do calcanhar e doença de Sever também causam dores na região calcânea, sendo preciso fazer uma investigação clínica para o melhor tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da calcaneodinia acontece, em um primeiro momento, através da consulta com um ortopedista, onde ele irá avaliar o estado clínico do paciente, realizar exames físicos e entender suas queixas.

Para que se tenha um diagnóstico mais preciso, é importante realizar exames complementares como radiografia, cintilografia óssea e ressonância magnética.

Identificada a causa da dor, será elaborado o melhor tratamento de acordo com a condição que acomete o paciente.

O tratamento conservador consiste em uso de anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia para quem já apresenta casos um pouco mais avançados.

A recomendação de alongamentos também faz parte do protocolo do tratamento conservador. Recursos como palmilhas ortopédicas sob medida, se mostraram muito eficientes na melhora da dor e desconforto.

Conclusão

Se você tem sentido dores no calcanhar, procure um médico e converse com ele sobre quais as possíveis causas desse desconforto.

Siga as orientações do seu ortopedista corretamente e garanta mais qualidade de vida. Cuide-se!