Conheça um pouco mais sobre a artrose do joelho

A artrose do joelho é uma doença que vem se tornando cada vez mais comum e tem como característica o desgaste progressivo da cartilagem e outras estruturas da articulação que revestem as extremidades ósseas. Essa condição não tem cura, mas com o tratamento correto, o paciente consegue conviver de forma “saudável” com esse problema.

Mulheres e idosos acima de 65 anos são as pessoas que mais sofrem com esse problema, e sua causa ainda não foi elucidada. Sendo assim, falamos que a artrose é uma doença multifatorial, ocorrendo devido a vários fatores como idade avançada, obesidade, sobrecarga no joelho, fraqueza muscular e herança familiar. Lesões traumáticas ligamentares nos joelhos e fraturas, também aumentam o risco do aparecimento da artrose.

A cartilagem tem grande importância para o joelho, pois promove proteção para o osso que fica abaixo dela (osso subcondral) através da produção do líquido sinovial. Esse líquido atua como um “lubrificante” do joelho. Com o desgaste da cartilagem, os ossos antes separados por ela, passam a ter “contato” causando inflamação do osso subcondral e surgimento de osteófitos.

Quais os sintomas?

O sintoma mais comum da artrose do joelho é a dor, que no início se apresenta de forma leve ou apenas no final do dia, após ficar longos períodos de pé ou ao andar por grandes distâncias. Com o passar do tempo essa dor tende a piorar consideravelmente, ocorrendo também inchaço, incômodo ao movimentar a região do joelho, dificuldade para caminhar, deformidades e crepitação, sensação de “areia” no joelho.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da doença ocorre através de uma consulta com um médico ortopedista, na qual será analisado o histórico do paciente em um primeiro momento e também feito um exame físico. Para a determinação de um tratamento correto, serão solicitados exames de imagem como radiografia, tomografia e em alguns casos, ressonância magnética, para que seja feita uma análise precisa das articulações.

Quais são as opções de tratamento?

Existem diversas opções para o tratamento da artrose visando restabelecer a função acometida, aliviar a dor, o inchaço e a mobilidade afetada. Dentre os tratamentos não cirúrgicos estão: a conscientização do paciente sobre a doença, medicações, infiltrações no joelho e fortalecimento muscular. A perda de peso, em alguns casos, também é indicada.

Em pacientes em que a dor e os demais sintomas se tornam incapacitantes, é recomendada a intervenção cirúrgica. Existem três tipos de cirurgia:

• • A artroscopia do joelho, sendo considerada a mais simples e menos invasiva, porém a melhora da dor é limitada.
  • • A osteotomia, em casos onde há artrose em apenas um compartimento, onde a carga é transferida para a região sadia.
  • • E a artroplastia total ou parcial do joelho onde a articulação é substituída por uma prótese metálica, com melhora significativa.

O índice de pessoas com artrose do joelho vem aumentando muito no decorrer dos anos. Talvez você esteja passando por isso ou conheça alguma pessoa próxima que sofre desta condição. Caso essa doença esteja afetando sua qualidade de vida, agende uma consulta, faça uma avaliação, converse com seu médico sobre o melhor tratamento e garanta bem-estar na sua rotina!