Costocondrite - o que é e como tratar?

Você sabia que sua dor no peito pode ser costocondrite? Essa condição ortopédica causa um grande desconforto na região torácica e pode ser facilmente confundida com uma doença cardiovascular.

A costocondrite é uma doença muito comum, que afeta cerca de 10% a 30% de crianças e adolescentes em fase de crescimento e mulheres acima dos 40 anos.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa condição, sintomas e forma de tratamento? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre a costocondrite.

O que é a costocondrite?

Nossa caixa torácica é composta por diversos ossos e um deles é o esterno, que fica localizado na parte frontal do peito e tem como principal função fazer a sustentação da clavícula e das costelas.

Através da cartilagem, esse osso faz a ligação das costelas à essa região. Quando ocorre a inflamação dessa cartilagem, ocorre a costocondrite.

Em casos onde o paciente apresenta essa condição em um grau mais leve, geralmente ela tende a se curar sem a necessidade de tratamento.

Entretanto, quando a dor perdura por diversas semanas, é importante procurar um ortopedista para que a costocondrite seja tratada da maneira correta.

A maior incidência dessa condição se dá entre crianças e adolescentes. Porém, mulheres na faixa dos 40 anos também são afetadas.

Nesses casos, o diagnóstico deve ser preciso e bastante detalhado, uma vez que a dor característica da costocondrite pode ser facilmente confundida com um ataque cardíaco.

Principais causas e sintomas da costocondrite

Os sintomas da costocondrite surgem de maneira lenta e progressiva. Dessa forma, os pacientes que sofrem dessa condição não percebem os sinais logo no início.

Geralmente a dor da costocondrite é limitada à região esquerda do peito. Mas existem casos onde os pacientes se queixam de dores que se estendem até a região do abdômen até mesmo para as costas.

Outros sintomas associados a essa condição englobam: dor ao tossir, ao respirar fundo, sensibilidade ao toque, vermelhidão e falta de ar.

Esse desconforto acontece devido ao fato de que, em condições normais, as cartilagens da costela possibilitam o movimento dos pulmões durante a respiração. Porém, em uma pessoa com costocondrite, esse processo se torna doloroso.

Quanto às causas que podem levar uma pessoa desenvolver essa condição, podemos citar:

Pressão na região torácica causada durante um trauma;

• Lesões;
  • Má postura;
  • Espirros abruptos;
  • Respirar fundo constantemente;
  • Atividade física extenuante;
  • Artrite;
  • Gestação;
  • Fibromialgia;
  • Vírus ou doenças infecciosas que causam inflamação nas articulações.

Embora não exista uma causa específica para a ocorrência dessa condição e, se você tem sentido dores nas regiões descritas acima, somada a alguma dessas situações, provavelmente será diagnosticado(a) com costocondrite.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da costocondrite se dá em um primeiro momento durante a consulta com o ortopedista.

O profissional irá avaliar os sintomas e realizar um exame físico que consiste em movimentar a caixa torácica e os braços para identificar a incidência dos sintomas.

Para descartar a possibilidade de alguma doença cardíaca, podem ser solicitados exames de imagem como raio-X, eletrocardiograma, tomografia, ressonância magnética e exames laboratoriais.

Confirmado o diagnóstico, o médico irá indicar o melhor tratamento para a costocondrite. Em geral, são recomendados métodos para alívio da dor e desconforto.

Repouso, aplicação de compressas quentes e evitar movimentos que agravam a condição como levantar peso e praticar esportes de impacto.

Para auxiliar na recuperação, podem ser indicados exercícios de alongamento ou sessões de fisioterapia.

Entretanto, se a dor persistir após algumas semanas, é necessário entrar com o tratamento medicamentoso.

O ortopedista poderá indicar anti-inflamatórios, analgésicos, emplastos e aplicação de injeções para bloqueio da dor.

Conclusão

A costocondrite é uma doença comum e que afeta milhares de pessoas todos os anos. Mesmo não sendo uma condição grave, a dor causada por ela pode trazer transtornos para vida do paciente.

Se você já apresentou ou possui algum dos sintomas citados, procure um ortopedista e siga suas orientações corretamente.