Cotovelo de estudante, o que é e principais formas de tratamento

O cotovelo de estudante é o nome popular dado a uma condição ortopédica chamada bursite olecraniana.

A bursite do olécrano é mais comum em homens do que em mulheres, especialmente na faixa etária de 30 a 60 anos, e também pode ocorrer em crianças e idosos.

Uma bursa tende a ser invisível quando está posicionada de maneira saudável em áreas que possuem articulações no corpo, e tende a mantê-las suficientemente capazes de se mover sem atrito ou dor.

No entanto, se a bursa estiver inflamada, ela tende a ficar visível devido ao acúmulo de sangue e fluidos inflamatórios, fazendo com que apareça um volume distinto na área.

O que é a bursa?

A bursa é uma estrutura encontrada nas articulações do corpo, como joelho, ombro e cotovelo. A função dela é facilitar o deslizamento dos tendões durante o movimento.

Está localizada na ponta do cotovelo e é semelhante a uma bexiga cheia de uma pequena quantidade de líquido. No entanto, quando essa estrutura está inflamada ou infectada, o fluido interno aumenta e se torna volumoso e evidente.

O principal sintoma é o inchaço na ponta do cotovelo, como se tivesse uma bexiga com água dentro.

O inchaço local pode ser indolor, mas dependendo do caso, pode vir acompanhado de calor, dor e vermelhidão no cotovelo.

Embora esses sintomas estejam presentes, o movimento do cotovelo não é afetado.

Os principais tipos de bursite olecraniana

Pode ser dividida em três tipos:

• Aguda: geralmente ocorre após algum trauma local ou após repouso prolongado na ponta do cotovelo (cotovelo do estudante). Nesses casos, ocorre um aumento acentuado de volume na ponta do cotovelo, que pode ser indolor, mas em alguns casos pode ser acompanhado de leve dor e vermelhidão local;
  • Crônica: pode ocorrer após várias bursites recorrentes, mas é mais comum em pacientes com doenças sistêmicas, como gota, pseudogota e artrite reumatoide. O aumento de volume nesses casos costuma ser mais lento e progressivo, e em pacientes com gota podem ser sentidos nódulos endurecidos e irregulares no local da bursite (depósitos cristalinos). Eles geralmente são indolores;
  • Séptico: é resultado da bursite mencionada anteriormente (aguda e crônica), mas, por algum motivo, eventualmente se torna infectada. Geralmente, essas infecções são o resultado da entrada de bactérias por pequenos arranhões ou rachaduras na pele ou processos infecciosos na pele próximos ao cotovelo. A bursite séptica geralmente se apresenta com dor mais intensa, calor e vermelhidão, além de febre em casos mais avançados.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da bursite do olécrano é baseado no histórico clínico do paciente e um exame físico minucioso. Porém, dependendo do tipo, exames complementares podem ajudar no diagnóstico.

Um raio X (RX) do cotovelo é feito para avaliar a parte óssea, mas em muitos casos geralmente não mostra alterações significativas.

Uma ultrassonografia pode ser solicitada para avaliar o tamanho, volume e conteúdo, enquanto uma ressonância magnética nuclear pode fornecer informações mais precisas sobre a própria bursa e as estruturas ao seu redor e/ou dentro de você.

Nos casos de suspeita de quadro infeccioso associado, por exemplo, bursite infecciosa/séptica, é necessário solicitar exames laboratoriais não só para esclarecer o quadro, mas também para utilizá-lo como parâmetro no seu tratamento.

Já o tratamento depende do tipo de bursite que o paciente apresenta. Nos casos de bursite aguda, é indicado o uso de compressa fria, analgésicos e anti-inflamatórios.

Para os casos crônicos, o tratamento cirúrgico é recomendado para remoção da bursa e dos tecidos infectados ao redor.

Os pacientes que sofrem com bursite séptica necessitam de tratamento cirúrgico urgente e para que seja analisado o tipo de bactéria causadora da infecção, os tecidos removidos durante a cirurgia deverão ser enviados para análise.

Se você tem algum dos sintomas citados acima, procure um ortopedista e siga as orientações médicas corretamente. Cuide-se!