Denervação do joelho para tratamento de artrose

A artrose é o desgaste progressivo da cartilagem que protege o joelho, portanto a pessoa que sofre com essa condição, sente dores constantes, tem sua mobilidade afetada e incômodos ao realizar suas tarefas diárias. O joelho de uma pessoa com artrose tende a ficar frágil e passa a não suportar o impacto antes sofrido em atividades comuns, causando cada vez mais dor sempre que você for fazer algo que sobrecarregue os joelhos.

Como sabemos, a dor é um sinal enviado ao cérebro através dos nervos. Seja por dor na coluna, ombro, pés, mãos, nosso corpo sempre encontra uma maneira de enviar um sinal alertando que algo não está certo. E com a região dos joelhos não é diferente.

Em casos mais graves de artrose do joelho, são indicadas intervenções cirúrgicas, porém quando se opta pelo tratamento conservador (não-cirúrgico), a denervação do joelho é uma excelente opção a ser considerada. Algumas pessoas sofrem com dores crônicas devido à artrose e quando o uso de medicamentos não consegue ajudar o paciente, eliminar a transmissão da dor tem se mostrado um método muito eficaz.

Como funciona?

A denervação consiste em destruir ou bloquear os nervos que transmitem dor do joelho para o cérebro, ou seja, com esse procedimento os nervos sensitivos em torno da articulação são impedidos de enviarem sinais, promovendo a melhora abrupta da dor.

Pessoas que sofrem com dores na coluna recorrem com frequência a esse tratamento, pois através dele, é possível tirar a dor de distúrbios nas facetas e nos discos invertebrais.

Como é feito esse procedimento?

Normalmente, se realiza a denervação em um ambiente com centro cirúrgico, pois é necessário auxílio de um raio-x ou ultrassom para guiar o médico durante todo o processo. Não é preciso sedar ou anestesiar o paciente, não envolve incisões (cortes) e costuma ser bem rápido, levando em torno de 15 minutos.

Utiliza-se ondas de radiofrequência que existem em três modalidades: contínua, pulsada e refrigerada. Suas indicações variam de acordo com a intensidade, causa e localização da dor. Através da utilização dos métodos de imagem, encontra-se a região dos nervos e é realizado o procedimento.

É seguro?

A denervação é um procedimento muito seguro e eficaz, sendo que quase 90% dos pacientes que realizam esse tratamento afirmam que houve melhora significativa da dor causada pela artrose do joelho.

Em mais de 80% dos casos em que foi realizada a denervação, foram observados relatos da manutenção da melhora do desconforto e das dores por mais de 3 anos, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Se você está sofrendo com artrose do joelho, agende uma consulta e converse com um médico ortopedista sobre a possibilidade da indicação desse tratamento. Cuide-se!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.