Descubra se você sofre de canelite

O nome pode parecer um pouco diferente, mas você sabia que a canelite é uma condição ortopédica que afeta milhões de pessoas todos os anos só no Brasil?

Essa doença leva esse nome pois é uma inflamação que ocorre no osso da canela. Porém, clinicamente é chamada de síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia.

Ela pode afetar tanto pessoas que praticam atividades regularmente como quem não as pratica, entretanto possui a pisada incorreta.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa patologia, sintomas e como tratar? Acompanhe nosso artigo, tire suas dúvidas e descubra se você sofre com essa condição.

O que é a canelite?

Como dissemos anteriormente, a canelite é um processo inflamatório que ocorre na tíbia, localizado na canela. Ela também pode acometer os músculos e tendões presentes nesta região.

Existem dois tipos de canelite e o que as diferencia é o tipo de dor que o paciente sente na canela.

Quando o paciente sofre de canelite anteromedial, a dor vai estar localizada na parte superior da tíbia, na parte de dentro da perna ou na parte da frente da canela.

Já quando o paciente apresenta dores na parte baixa da canela, no lado de fora da perna ou na parte de trás do osso, dizemos que ele sofre de canelite posterolateral.

Causas e sintomas

Geralmente, as pessoas mais acometidas pela canelite são aquelas que praticam atividades físicas de alto impacto.

Entretanto, fatores genéticos, excesso de exercício físico, uso de calçado incorreto, falta de alongamento, corrida em terrenos irregulares, pisada errada também podem ser a causa dessa condição.

Em casos mais raros, o paciente pode desenvolver canelite em decorrência de uma fratura, tumor ou infecções locais.

Quanto aos sintomas, é importante se atentar a sinais como: dor e sensibilidade na canela, dificuldade para caminhar, dor após a prática de atividade física, fraqueza e inchaço nos pés.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito, em um primeiro momento, durante a consulta com o ortopedista, onde ele irá avaliar o histórico clínico do paciente, bem como a região onde se localiza a dor.

O médico também poderá solicitar exames de imagem como raio-x e ressonância magnética para descartar possíveis fraturas e lesões.

Com os resultados dos exames em mãos, o médico poderá analisar o tipo de canelite e prescrever o melhor tratamento.

A canelite é uma doença que tem cura, desde que seja seguido o tratamento e as orientações médicas corretamente.

Inicialmente, é recomendado ao paciente repouso total, sendo necessário interromper por um período a prática de atividades físicas.

Uso de antiinflamatórios, analgésicos, além de sessões de fisioterapia são métodos utilizados no tratamento da canelite.

A terapia de ondas de choque também pode ser uma grande aliada durante o tratamento, uma vez que auxiliam na redução da dor, diminui o processo inflamatório e estimulam a formação de novos vasos sanguíneos.

O cuidado ao realizar exercícios físicos também é primordial após a liberação do médico.

Diminuir a intensidade dos exercícios, se alongar antes e depois dos treinos, aplicação de compressa fria e investir em atividades que favoreçam o fortalecimento muscular são atitudes essenciais que devem passar a fazer parte da rotina de quem sofre de canelite.

O tempo de recuperação varia de acordo com cada tipo de pessoa, dependendo do organismo e se o paciente está seguindo as recomendações médicas corretamente.

Em geral, os pacientes começam a apresentar melhor a partir da terceira semana de tratamento.

É possível prevenir a canelite seguindo os cuidados mencionados acima. Ter atenção à forma como se pratica a atividade física, uso do calçado adequado e respeitar os limites do corpo são as principais formas de evitar o desenvolvimento dessa condição.

E lembre-se de procurar um ortopedista logo aos primeiros sinais de dor ou desconforto. Cuide-se!