Dor na virilha, a famosa Pubalgia

Pubalgia é a dor na área do osso púbico, localizada na frente da pelve. O termo também pode ser usado para se referir à dor que afeta a parte superior da coxa, a região da virilha e a parte inferior do abdômen. É um processo inflamatório que ocorre na região do osso púbico.

A dor púbica é mais comum entre pacientes do sexo masculino que praticam esportes como futebol. Pode ser crônica, quando o paciente mantém a dor há mais de três meses, ou pode ser aguda, quando o paciente apresenta uma dor súbita, aparentemente surgindo do nada.

Quais são as causas?

Diferentes estruturas são afetadas pela dor púbica, a localização e o movimento exatos que desencadeiam a dor variam dependendo da estrutura envolvida.

A principal delas é a compensação muscular. Alguns músculos nessa área são mais fracos do que outros, e o corpo tenta compensar isso para permitir que o movimento ocorra.

A longo prazo, essa compensação muscular acabará levando à dor e à inflamação dos músculos pélvicos, que irá ocasionar a dor púbica.

Dentre outras causas temos a inflamação da sínfise púbica, que é a articulação onde os ossos púbicos se cruzam na frente da pelve. A neuropatia periférica, os nervos que passam pela área podem ser comprimidos, resultando na dor característica da dor púbica.

Causas não ortopédicas e não relacionadas a exercícios também devem ser consideradas, incluindo hérnias inguinais típicas, apendicite, diverticulite, infecções do trato urinário, prostatite, dor testicular, varicocele, endometriose ou cistos ovarianos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da pubalgia deve ser feito principalmente por meio do histórico clínico e do exame físico realizado pelo médico. A avaliação também deve buscar distinguir as diferentes causas de dor púbica.

Os exames de imagem devem ser usados com cautela, pois as alterações características da dor púbica costumam ser observadas em pacientes completamente indolores, e nenhum tratamento é necessário nesses casos.

A correlação entre os resultados dos exames de imagem e o que se observa nas avaliações médicas é fundamental para um diagnóstico preciso.

Como é feito o tratamento?

Além da fisioterapia, o tratamento da dor púbica também pode envolver o uso de anti- inflamatórios e analgésicos. Recomenda-se que alguns pacientes façam uma pausa e se retirem temporariamente das atividades esportivas de maior impacto.

Em situações agudas, o tratamento da dor púbica inclui repouso, analgesia e antiinflamatórios, além da interrupção da atividade física associada à crioterapia (gelo).

Uma vez que o paciente esteja sem dor, é importante realizar fisioterapia para corrigir qualquer fraqueza e desequilíbrio muscular, este trabalho deve ser orientado de acordo com a estrutura afetada.

A pubalgia crônica, se não puder ser tratada por meio de reabilitação, pode exigir cirurgia. Nessa operação, o cirurgião ortopédico libera o músculo para que ele não mais exerça a força oposta que causa a dor púbica.

A reabilitação física e o fortalecimento adequado dos músculos dessa área, especialmente do abdômen central, podem ajudar a combater a dor púbica crônica e evitar que incomode o paciente novamente.

Caso você esteja apresentando alguns dos sintomas citados, procure um ortopedista para que seja feito um diagnóstico e siga corretamente o tratamento.