Dor nos joelhos. O que pode ser?

Dor nos joelhos é comum e nem sempre é indicativo de algo grave, porém o médico ortopedista deve ser consultado. Existem muitas causas possíveis, que podem variar de uma simples tensão muscular ou tendinite, a algum tipo de lesão do joelho. Conforme você envelhece, a dor no joelho pode se tornar mais habitual. E também aumenta-se o risco de sentir dores no joelho caso o paciente esteja acima do peso.

O que precisamos saber em relação a dor no joelho:

• • A causa mais comum, está relacionada ao envelhecimento, lesão ou pressão repetida no joelho.
  • • Problemas comuns no joelho incluem entorses ou distensões de ligamento, lesão de cartilagem, tendinites e artrite.
  • • O diagnóstico de lesões ou problemas no joelho inclui a realização de exames médicos, geralmente utiliza-se procedimentos diagnósticos como raios-X, ressonância magnética, tomografias computadorizadas, entre outros.
  • • Opções de tratamento não operatório e cirúrgico estão disponíveis para tratar dores e problemas nos joelhos, dependendo do tipo e da gravidade da lesão.

O joelho é uma articulação que pode suportar a pressão das atividades diárias, como se levantar, se ajoelhar e também de atividades de alta intensidade, como corrida, aeróbicos e saltos.

O joelho consiste nas seguintes partes: Tíbia, é o maior osso da perna; Fêmur, esse é o osso da coxa; Patela, mais conhecida como rótula.

Quais são os problemas mais comuns nos joelhos?

Muitos problemas são resultado do processo de envelhecimento, do desgaste e estresse contínuos das articulações dos joelhos (como a artrite). Outros problemas no joelho são o resultado da tensão no joelho causada por movimento repentino e/ou trauma.

Problemas comuns nos joelhos incluem:

• • Lesão ligamentar: As entorses ou distensões dos ligamentos são geralmente causadas por uma “pancada” ou uma torção repentina do joelho. Os sintomas geralmente incluem dor, inchaço e dificuldade para se locomover. -Lesão muscular: Pode ocorrer estiramento ou ruptura dos músculos que envolvem o joelho.
  • • Lesão da cartilagem: As rupturas da cartilagem costumam ocorrer com entorses e traumas no joelho ou por desgate da articulação -Lesões dos meniscos: Um trauma no joelho pode causar a ruptura do menisco (almofadas de tecido conjuntivo podem atuar como amortecedores e aumentar a estabilidade).
  • • Tendinite: A inflamação do tendão pode ser causada pelo uso excessivo do tendão durante certas atividades, como correr, pular ou andar de bicicleta. A tendinite patelar é chamada de “joelho de saltador.” Existem também outras tendinites do joelho, como tendinite quadricipital e da “pata de ganso”.
  • • Artrite: A osteoartrite é um processo degenerativo no qual a cartilagem das articulações se desgasta gradualmente. Frequentemente, afeta pessoas de meia-idade e idosos. A osteoartrite pode ser causada por excesso de estresse na articulação, como lesões repetidas ou excesso de peso. A artrite reumatóide também pode afetar os joelhos, tornando a articulação inflamada e destruindo a cartilagem do joelho. A artrite reumatoide frequentemente afeta as pessoas em uma idade mais precoce do que a osteoartrite.

O tipo de tratamento varia de acordo com cada caso. Procure um médico se estiver sentindo dor, se estiver com o joelho inchado e se sentir dificuldade em movê-lo. Seu ortopedista irá pedir os exames necessários para o diagnóstico correto e indicará o melhor tratamento.