Fisioterapia pré-operatória

Para quem precisa passar por uma cirurgia, o pré-operatório é um dos momentos que traz mais medo e insegurança tanto para o paciente quanto para a família.

Independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada, é preciso estar preparado física e mentalmente para uma espécie de trauma que uma cirurgia representa para o corpo.

Nesse sentido, a fisioterapia pré-operatória é uma excelente opção para ajudar o paciente no momento de lidar com as dores e desconfortos que surgem após a realização de uma cirurgia.

Quer conhecer um pouco mais sobre a importância e os benefícios da fisioterapia pré-operatória? Esse artigo irá tirar as principais dúvidas acerca desse assunto.

Como funciona a fisioterapia pré-operatória?

O principal objetivo da fisioterapia pré-operatória é ajudar o paciente a ter uma recuperação mais rápida e com menos intercorrências.

É muito comum a indicação da fisioterapia para reabilitação no pós-operatório, porém realizar as sessões antes de um procedimento cirúrgico é algo fundamental para evitar os possíveis problemas decorrentes de uma cirurgia.

A fisioterapia pré-operatória é indicada não somente para cirurgias ortopédicas como também para intervenções cardíacas e cirurgias plásticas.

As principais cirurgias ortopédicas em que é recomendada a fisioterapia pré-operatória são:

  • Cirurgia de Quadril (Síndrome do impacto femoroacetabular, prótese de quadril e necrose avascular da cabeça do fêmur);
  • Cirurgia de Joelho (Menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e prótese de joelho);
  • Cirurgia do Cotovelo (Pós-fratura, prótese de cotovelo e lesão ligamentar);
  • Cirurgia do Ombro (lesão em slap, reparo de manguito rotador e fratura de clavícula);
  • Cirurgia na Coluna Lombar ou Coluna Cervical (infecção, fratura e tumor);
  • Hérnia de Disco (Laminectomia, artrodese e prótese de disco intervertebral).

O tratamento fisioterapêutico nesses casos oferece melhor qualidade de vida e uma recuperação mais rápida.

Isso acontece pois durante as sessões de fisioterapia, o paciente realiza alongamentos e exercícios que permitirão maior amplitude de movimentos e alívio da dor característica desse período.

Benefícios da fisioterapia pré-operatória

O principal benefício da fisioterapia pré-operatória é auxiliar em uma recuperação mais rápida, possibilitando aos pacientes retornar às suas atividades em um menor período.

Para quem pratica esporte regularmente, as sessões contribuem para o fortalecimento muscular além de facilitar o retorno aos treinos, fazendo com que o atleta não sofra com a perda do desempenho.

Outros benefícios que a fisioterapia pré-operatória promove são:

  • Efetuar uma desintoxicação geral, a fim de preparar o organismo. Esse processo melhora a oxigenação e a desobstrução dos vasos venosos;
  • Promover a nutrição do tecido local para diminuir as cicatrizes e sua aderência;
  • Estimula a revitalização da vascularização e a oxigenação local;
  • Diminuir o inchaço local;
  • Diminuir a perda de amplitude de movimento e a perda de força inerentes ao pós-operatório cirúrgico;
  • Aprender a usar corretamente qualquer dispositivo auxiliar (muleta, bengala, colete...) que possa precisar, prevenindo o risco do paciente de se machucar;
  • Realização de exercícios de mobilidade articular, a fim de preparar o corpo para a cirurgia e o pós-cirúrgico.

Como funciona a fisioterapia pré-operatória

Durante as sessões de fisioterapia pré-operatória, são realizados exercícios neuromusculares voltados para redução da dor, melhora dos desequilíbrios de força muscular e manutenção da mobilidade.

Também são realizados outros testes de desempenho diferenciados de acordo com cada caso para que seja feita uma base de acompanhamento do tratamento.

O fisioterapeuta irá te auxiliar a passar pelo processo cirúrgico de maneira fácil e saudável, o que ajuda na reabilitação e no pós-operatório.

O primeiro passo é a preparação, entendendo todos os aspectos da sua situação e fazendo os melhores exercícios para ajudar seu corpo a se adaptar aos movimentos que você precisará fazer após a cirurgia.

O trabalho realizado durante as sessões de fisioterapia pré-operatória local é algo crucial para que o paciente possa voltar à sua rotina o mais rápido possível!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.