Hoffite, o que é e como tratar?

Você já ouviu falar sobre a gordura de Hoffa? Mesmo para os atletas mais experientes, esse termo muitas vezes passa despercebido.

A hoffite é a inflamação dessa gordura e acomete principalmente quem pratica corrida.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa condição, confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre a Hoffite.

O que é a Hoffite?

A gordura de Hoffa, conhecido também como coxim adiposo de Hoffa fica localizada na parte de trás do tendão patelar.

É uma estrutura normal do joelho e sua principal função é amortecer os impactos sofridos pelo ligamento patelar causado pelas estruturas próximas.

Esse coxim é essencial para a manutenção da saúde do joelho, pois além de nutrir o tendão patelar, ele auxilia na prevenção de dores e atritos.

Quando essa região sofre impactos constantes, como por exemplo, quando atletas ou corredores praticam saltos, a tendência é que ocorra uma inflamação nessa região.

Entretanto, a hoffite não afeta apenas esse público. Essa condição afeta também pessoas que, de alguma forma, realizam movimentos repetitivos em sua rotina que sobrecarregam o joelho.

Quem sofre de sobrepeso ou já foi acometido por algum trauma nessa região e mulheres que passam longos períodos com salto alto também estão mais suscetíveis ao surgimento dessa condição.

Sintomas

O paciente que sofre com a hoffite, tende a se queixar principalmente de dor aguda e inchaço da região de trás do joelho.

Também é comum aumento da temperatura no local e em casos mais extremos, o paciente apresenta dificuldade para se movimentar.

Todos os incômodos causados pela hoffite tendem a aumentar durante práticas como caminhar, saltar, pedalar ou subir degraus.

Como a dor acontece ao redor do ligamento patelar e seus sintomas são bastante parecidos, é muito comum confundir essa condição com tendinite.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito em um primeiro momento durante a consulta, onde o médico irá avaliar o histórico clínico do paciente e analisar a região.

Além disso, é realizado o teste de Hoffa. Nesse exame físico o médico irá comprimir com os dois polegares as regiões lateral e medial do joelho acometido do paciente, enquanto o mesmo estende a perna.

Se o paciente se queixar de dor durante a realização do exame, é um forte indício que ele esteja sofrendo de hoffite.

Porém, apenas o teste físico não é suficiente para que seja feito o diagnóstico definitivo da doença.

Exames de imagem como raio-x, ressonância magnética e ultrassonografia são necessários para que o médico possa avaliar a extensão da lesão e iniciar o tratamento.

Quanto ao tratamento, como se trata de uma inflamação, o primeiro passo é descobrir qual é a sua origem.

É importante fazer uma anamnese do paciente para investigar se foi devido ao aumento de atividades físicas, trauma na região ou alguma outra atividade que possa sobrecarregar o joelho.

Após essa investigação, inicia-se o tratamento. Para que ocorra de forma eficaz, a princípio é necessário que o paciente suspenda a prática de atividade física.

Em casos de hoffite mais simples, essa pausa já é suficiente para que o paciente se recupere. Porém, em casos mais severos são necessários o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e aplicações de compressa fria.

Caso essa abordagem não traga a melhora esperada, o ortopedista pode indicar a infiltração, como forma de aplicar corticoide diretamente na área afetada.

São raros os casos onde um método mais invasivo, como a artroscopia, é recomendado para retirada da gordura de Hoffa.

É comum o paciente querer retornar aos treinos logo após o fim do tratamento. Entretanto, para quem deseja voltar logo às suas atividades, o indicado é começar com exercícios de baixo impacto e se for correr, dê preferência a distâncias curtas.

Se estiver apresentando algum dos sintomas citados ou observar alterações na região do joelho, procure um médico imediatamente. Cuide-se!