Jejum intermitente pode reduzir a massa muscular?

Você provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar sobre o jejum intermitente, acertamos? Esse estilo de vida vem ganhando cada vez mais adeptos e a maioria das pessoas afirmam que viram uma grande mudança no seu corpo e na sua saúde ao praticá-lo.

Mas, será que o jejum intermitente pode reduzir a massa magra? Essa é uma dúvida muito comum, uma vez que ao ficarmos sem comer, nosso corpo busca outras fontes de energia.

Quer a resposta para essa dúvida? Nesse artigo vamos explicar como funciona o jejum intermitente e como ele pode afetar (ou não) o ganho de massa muscular. Confira!

O que é o jejum intermitente?

Constantemente vemos diversas dietas ganharem destaque, mas logo saem de moda. O jejum intermitente foi na contramão e nos últimos anos, mais pessoas adotam esse estilo de vida.

Basicamente a premissa do jejum intermitente é uma pessoa ficar um determinado período em jejum e voltar a se alimentar durante uma janela.

O que faz com que o jejum intermitente seja o queridinho do meio fitness é o fato de que ele pode ser praticado de diferentes maneiras. Entre os métodos mais comuns, estão:

  • Comer com restrição de tempo: a pessoa realiza um déficit calórico, comendo em apenas um período (janela) todos os dias. Esse período pode variar de 12h, 16h ou 24h.
  • Jejum em dias alternados: nesta opção é possível fazer o jejum durante o dia todo, alternando os dias onde a alimentação ocorrerá de forma normal.
  • Jejum 5:2: muito semelhante ao jejum em dias alternados, quem escolhe essa opção se alimenta normalmente por 5 dias e diminui a quantidade de calorias consumidas em 25% durante dois dias.

A perda de peso no jejum intermitente acontece de maneira bastante acentuada, pois nosso corpo precisa de energia para funcionar. Quando não consumimos calorias, o organismo retira energia dos depósitos de gordura para continuar funcionando.

Mas, e quando atingimos um baixo percentual de gordura? De onde vai vir a energia necessária para nosso organismo continuar trabalhando?

Jejum intermitente é inimigo do ganho de massa muscular?

Para quem tem receio de começar o jejum intermitente e sofrer perda de massa muscular, pode ficar tranquilo(a), pois todos os estudos acerca desse tipo de dieta indicam que o único objetivo é a perda de gordura corporal.

Como em todo processo de emagrecimento, os exercícios devem fazer parte da rotina da pessoa para potencializar a queima de gordura.

O jejum também auxilia na criação de resistência à insulina, com isso, o organismo de quem realiza essa prática há um tempo passa a fazer um melhor aproveitamento desse hormônio.

Dessa forma, o jejum intermitente se torna um ótimo aliado para quem tem como objetivo o ganho de massa magra (hipertrofia).

E não é só isso, a prática dessa estratégia nutricional estimula a produção do hormônio do crescimento, o GH, que também favorece a hipertrofia muscular.

A importância do acompanhamento médico

Cada corpo funciona de uma maneira e cada organismo possui suas particularidades. Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento antes de iniciar e durante a prática do jejum intermitente.

Os benefícios desse tipo de dieta são inúmeros, mas para potencializá-los, deve ser realizado da maneira correta, pois caso contrário, seu organismo pode entrar em um processo catabólico onde ocorrerá a perda de massa muscular.

Um profissional poderá traçar a melhor estratégia para você praticar o jejum intermitente, respeitando os limites do seu corpo, além de orientar sobre os melhores horários para praticar atividade física e alimentos permitidos no pré e pós treino.

Conclusão

O jejum intermitente pode ser um grande aliado na perda de gordura corporal, pois tem se mostrado bastante eficiente para as pessoas que adotam esse tipo de estratégia.

Porém, para que você possa conquistar seus objetivos sem prejudicar sua saúde, é imprescindível contar com o apoio de um profissional da saúde e seguir suas orientações corretamente.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.