Lesão do joelho na academia, como evitar?

A prática de exercícios é essencial para a nossa saúde, no entanto, um dos poucos efeitos colaterais da atividade física é o impacto nas articulações. Sendo assim, algumas pessoas podem relatar dor no joelho enquanto treinam na academia. Se este é o seu caso, continue a leitura!

Lesões no joelho são as segundas mais comuns, ficando atrás apenas de lesões nos ombros, e muitos frequentadores de academias acabam sentindo dor e sofrimento. A dor é a resposta de defesa do corpo quando algo está errado, pois a composição das articulações enviam um recado ao cérebro quando as mesmas estão sendo submetidas a algum tipo de estresse. Se você passa por isso na academia, confira algumas dicas abaixo, procure um ortopedista e siga suas orientações.

• Fortalecimento dos joelhos

Incluir exercícios de perna, especialmente aqueles que necessitam flexionar os joelhos e quadril, podem ajudar a fortalecer os músculos das articulações. Nesse sentido, é interessante que você evite ficar apenas nos aparelhos. Por exemplo, o agachamento é um exercício simples e prático que aproveita ao máximo nossos esforços e se você mantiver a forma adequada, também fortalecerá os joelhos.

• Fazer o aquecimento antes e depois de cada exercício

Seu corpo precisa se preparar para um treino na academia. Sequências mais leves de exercícios aumentam a frequência cardíaca e a aptidão cardiorrespiratória, o que ajuda a produzir mais líquido sinovial (o lubrificante natural do corpo para as articulações). Tornando o risco de lesão menor.

• Tenha cuidado ao escolher suas séries

Se você já machucou alguma parte do seu corpo, a exemplo do joelho, não force essa região, siga as instruções recomendadas para que não ocorram lesões. Sempre converse com seu ortopedista sobre quais exercícios você pode praticar e com o seu treinador sobre qual a melhor sequência. E lembre-se: não é a quantidade, mas sim a qualidade! Cada corpo é único e talvez a série de exercícios que determinada pessoa faz, não seja a mesma recomendada para você. Se estiver iniciando, comece com calma e caso já treine, não force seu corpo além do limite.

• Procure a orientação de um profissional

Aprenda a praticar da maneira certa com a ajuda de um profissional. Procure um ortopedista, conte seu histórico e se você já sofreu ou sofre com alguma lesão. Quando seu médico liberar para a prática de atividade física, converse com um profissional da área da educação física, para que exercícios sejam realizados com cuidado, na quantidade ideal, com a postura correta e com um peso que corresponda ao seu nível de treinamento muscular.

Se exercitar é ótimo, faz bem para saúde física e mental e é comprovado que melhora, e muito, nossa qualidade de vida. Mas para que possamos aproveitar todos esses benefícios sem lesões, é muito importante estarmos atentos à nossa rotina de exercícios, fazer regularmente o acompanhamento com um ortopedista e seguir suas orientações. Dessa forma, seus treinos se tornarão muito mais seguros e prazerosos!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.