Lesão do Ligamento Colateral Lateral

O Ligamento Colateral Lateral (LCL) faz parte dos ligamentos presentes no joelho, que são responsáveis por garantir a estabilidade e proteger a articulação dessa região. A principal função deste ligamento é tornar o joelho mais resistente ao estresse varo (joelho para fora).

Esse tipo de movimento é muito comum no dia a dia, principalmente quando corremos ou caminhamos, no momento em que nosso pé toca o solo, o peso do corpo é impulsionado para a frente, é nessa hora que o LCL entra em ação dando estabilidade e proporcionando que o joelho tenha movimentos dinâmicos.

Como ocorre a lesão do Lesão do Ligamento Colateral Lateral?

As lesões desse ligamento são menos frequentes, porém se comparada às dos demais ligamentos ela é mais grave e raramente ocorre de maneira isolada, sendo que na maioria das vezes está associada a outras lesões.

O movimento de força em varo é a principal causa das lesões do LCL. Um exemplo que podemos citar sobre essa situação, é quando um jogador de futebol está com o pé apoiado no solo e recebe uma entrada (ou um impacto forte) na parte interna do joelho.

Lesões por impacto direto ou mesmo quando não ocorre impacto mas há hiperextensão, quando se estica muito o joelho, pode resultar na força de varismo lesionando o Ligamento Colateral Lateral. Assim como o Ligamento Colateral Medial, a lesão do LCL também pode ser classificada de acordo com o grau do dano, são eles:

• Grau 1: Os ligamentos estão levemente danificados, algumas fibras apresentam distensão, mas a articulação do joelho ainda pode ser mantida estável. Normalmente, neste caso, nenhuma intervenção cirúrgica é necessária. No entanto, este é o grau mais comum devido ao mecanismo de lesão do ligamento colateral lateral. Geralmente, os sintomas não duram mais de três semanas.
  • • Grau 2: Em uma lesão de grau 2, o inchaço é maior e algumas das fibras sofrem rupturas. Os sintomas podem durar de 6 a 8 semanas. Até agora, chamamos isso de estiramento do ligamento colateral.
  • • Grau 3: Neste grau, os ligamentos estão completamente rompidos, resultando em instabilidade da articulação do joelho. Geralmente, a dor, inchaço, hematomas e incapacidade são mais graves e requerem cirurgia.

Sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas da lesão do LCL vão depender da extensão do dano que o ligamento sofreu, normalmente envolvem dor, inchaço, edema, derrame articular, sensação de falseio na articulação do joelho e mobilidade limitada.

O diagnóstico é determinado pelo ortopedista, em um primeiro momento durante a consulta são realizados exames físicos para que se possa observar se o joelho apresenta instabilidade e também é feita a análise do histórico médico do paciente.

Após a consulta, são solicitados exames de imagem como raio-X, ultrassonografia e ressonância magnética. Dessa forma, estruturas como cartilagem, demais ligamentos e o menisco também serão avaliados.

Com o resultado dos exames de imagem, também é possível analisar se houve fratura, luxação e ruptura multiligamentar (onde há a ruptura de mais ligamentos).

Tratamento

Em lesões de grau 1 e 2 é recomendado sessões de fisioterapia, repouso, anti-inflamatório, e aplicação de bolsas de gelo. Porém, diferentemente do ligamento colateral medial, que na maioria dos casos não necessita de tratamento cirúrgico, o ligamento colateral lateral (LCL), devido à sua forma anatômica, que se apresenta mais fino e menos espesso, necessita na maioria das vezes de reconstrução cirúrgica para manter a estabilidade do joelho quando lesionado.

Caso você tenha sofrido uma lesão e apresente os sintomas citados acima, procure imediatamente um médico ortopedista para que seja avaliada a extensão das lesões e iniciado o tratamento adequado o quanto antes, evitando assim maiores danos às estruturas do joelho.