Lesão do ligamento colateral medial

Os ligamentos são responsáveis por estabilizar a articulação, impedindo que haja um deslocamento anormal entre dois ossos. Os principais ligamentos presentes no joelho são o Cruzado Anterior (LCA), Cruzado Posterior (LCP), Colateral Lateral(LCL) e o Colateral Medial (LCM).

Por ser uma região que sofre impacto frequentemente, lesões nos ligamentos localizados nos joelhos são muito comuns. Quando isso ocorre, o joelho pode apresentar instabilidade, inchaço e dor.

O Ligamento Colateral Medial fica localizado na parte interna do joelho, sendo responsável pela estabilização dessa área, dando suporte à articulação.

Ele conecta internamente o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela) e sua principal função é proteger as estruturas internas do joelho, especialmente em casos onde o mesmo é forçado para dentro.

 

Como ocorre a lesão do LCM?

A lesão deste ligamento ocorre quando o forçamos excessivamente para dentro (valgo), até o momento em que ele não resiste e fica sobrecarregado. Essa situação pode ocorrer devido a diversos fatores, como: torcer o joelho com o pé fixo no chão, errar um salto ou mudar a direção do joelho de maneira brusca.

Esse tipo de lesão ocorre em pessoas que praticam determinadas atividades físicas, entre elas podemos citar o futebol, rugby, basquete e o judô.

Dependendo da extensão da lesão, podemos classificar em três graus, são eles:

  • Grau 1: nessa situação ocorre um estiramento do ligamento, mas ele não se rompe. Pode haver dor moderada, a mobilidade será levemente afetada e o período de recuperação leva em torno de três semanas.
  • Grau 2: ocorre uma ruptura parcial do ligamento, ocasionando dor e inchaço, limitação da mobilidade e dificuldade para dobrar e esticar o joelho.
  • Grau 3: neste caso ocorre ruptura completa do ligamento, dor e inchaço intenso, derrame articular, sensação que o joelho está cedendo e grande limitação do movimento. Como a gravidade desse tipo de lesão é maior, estruturas como o menisco e o Ligamento Cruzado Anterior correm o risco de se romperem.

 

Diagnóstico

Durante a consulta, o médico irá analisar o histórico clínico do paciente para identificar como ocorreu a lesão do Ligamento Colateral Medial. A princípio ela pode ser identificada através de um exame físico, mas exames por imagem como raio-X, ultrassonografia e ressonância magnética são essenciais para identificar o grau e a extensão da lesão.

Os exames de raio-x são importantes, pois auxiliam o ortopedista a descartar uma possível fratura. Um teste de esforço em valgo também será realizado para analisar a estabilidade do ligamento.

Esse teste consiste em dobrar o joelho em um ângulo de 30º e aplicar pressão na superfície externa, caso o paciente sinta dor intensa e instabilidade no joelho, é indicativo de uma lesão do Ligamento Colateral Medial.

 

Tratamento

O tratamento vai depender do grau da lesão. Em lesões de graus 1 e 2, é indicado repouso, aplicação de compressas de gelo, anti inflamatório, imobilização do joelho e sessões de fisioterapia. Nesses casos, o período de recuperação leva em torno de oito semanas.

Quando ocorre lesão de grau 3, a mesma deve ser tratada cirurgicamente, com reforço ou reparo do ligamento e fisioterapia. Em torno de 12 semanas após cirurgia, o paciente poderá voltar às suas atividades normais.

Toda lesão no ligamento deve ser tratada de forma rápida e correta para que não cause maiores danos ao paciente. Caso você tenha se lesionado e esteja sentindo algum sintoma citado acima, procure um médico ortopedista.

 

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.