Lesão do Manguito Rotador

O manguito rotador é um conjunto de músculos e tendões que estão localizados na região do ombro, sendo fundamentais para sua movimentação e estabilidade.

Os tendões são: supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Todos esses tendões são importantes para o bom funcionamento do ombro.

Eles são os principais responsáveis pela flexão, rotação e manutenção do ombro na posição adequada para que outros músculos maiores e mais poderosos possam fazer seu trabalho.

A lesão do manguito rotador é uma das principais causas de dor nessa região e pode ser tratada através de fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa lesão? Então acompanhe nosso artigo!

O que é a lesão do manguito rotador e quais os tipos?

Problemas no ombro estão entre as lesões mais comuns no sistema musculoesquelético - assim como queixas nas regiões lombar e cervical. Uma ruptura do manguito rotador pode levar à perda da função do ombro em graus variados.

As lesões do manguito podem ser divididas em:

Rupturas parciais: nesta lesão a inserção (onde o tendão se liga ao osso) é preservada de alguma forma, porém, ou mas acima do tendão (ruptura parcial da bolsa), ou abaixo do tendão (ruptura parcial da bolsa), ou das fibras internas do tendão (lesão intra substancial) estão lesionadas.

Lesão completa/total: nesta lesão o tendão está completamente descolado do osso. É como se uma guilhotina passasse por todas as fibras do tendão e elas fossem completamente cortadas. Essas lesões podem ser classificadas como menores, moderadas, maiores ou extensas, dependendo de quão longe a ponta do tendão está de onde deveria estar.

Os sintomas dependem do estágio do tipo de lesão. No geral, a queixa mais comum dessa lesão é a dor no ombro.

A dor do manguito rotador pode irradiar para a parte externa do braço e pode piorar à noite.

Movimentos como levantar o braço, pegar coisas que estejam mais altas, pendurar roupas, entre outros, tendem a aumentar a dor.

Em casos graves, o paciente pode perder força e dificuldade para levantar o ombro.

Principais causas:

As lesões do manguito rotador podem ser classificadas de várias maneiras, de acordo com sua extensão (aguda ou crônica), tamanho (parcial, total ou extenso) e etiologia (traumática ou degenerativa).

Existem vários fatores que podem causar uma lesão do manguito rotador:

Fatores mecânicos como alterações nas estruturas musculoesqueléticas devido ao atrito e impacto com o osso acrômio, causados pela presença de esporões, a posição do acrômio (dobrado ou amarrado) e a rigidez (aperto) do ligamento acromioclavicular.

Fatores ambientais como envelhecimento, uso excessivo dos ombros, tabagismo, obesidade e distúrbios metabólicos como diabetes.

  • Biológica ou intrínseca, que inclui áreas de hipoperfusão (baixa irrigação sanguínea) dos tendões, processos inflamatórios e alterações nas células tendíneas, como desorganização das estruturas de colágeno.
  • Características dolorosas, como fraturas e luxações do ombro, que podem causar ou piorar uma lesão existente.
  • Fatores genéticos podem tornar uma pessoa menos propensa a desenvolver uma lesão do manguito rotador.

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico de lesão do manguito rotador é feito após suspeita clínica e confirmado por exames de imagem, sendo a ressonância magnética o melhor exame para identificar esse tipo de lesão.

O tratamento das lesões do manguito rotador, em geral, inicia-se com analgésicos e fisioterapia e, dependendo da extensão da lesão, da idade do paciente e da resposta ao tratamento inicial, a cirurgia pode ser indicada.

A cirurgia do manguito rotador na maioria dos casos é realizada por artroscopia, que é uma técnica minimamente invasiva.

Pequenas incisões são feitas no ombro do paciente onde uma câmera (artroscopia) e alguns instrumentos são introduzidos, assim as lesões são identificadas e reparadas. Portanto, em geral, pode-se dizer que é um procedimento de baixo risco.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.