Luxação da Patela

A patela é o osso localizado na frente do joelho, também conhecido como rótula. A luxação patelar ocorre quando esse osso é deslocado, ou seja, sai do lugar, juntamente com dor e inchaço no joelho.

No joelho, temos quatro ossos principais, o fêmur (osso da coxa), a tíbia e a fíbula (osso da perna) e a patela. No passado, a patela era chamada de rótula, que significa "roda" em latim.

Algumas pessoas, mesmo que a patela não esteja realmente deslocada, têm a sensação de que ela irá sair do lugar a qualquer momento. Isso é o que chamamos de instabilidade patelar.

Muitas vezes, quem sofre com instabilidade na região do joelho já teve uma luxação patelar e a sensação de "frouxidão" na patela ainda está presente. Essa instabilidade patelar pode levar a múltiplos quadros de luxações patelares.

 

Entendendo a Luxação da Patela

A luxação patelar é o tipo mais comum de luxação do joelho e envolve o deslocamento súbito da patela de sua posição natural na articulação patelofemoral.

Esse movimento geralmente ocorre na parte externa da perna. Portanto, à medida que a patela se move para fora, a degeneração dos ligamentos e da cartilagem também ocorre com frequência.

Para entender como ocorre uma luxação patelar, é importante lembrar que a patela é o osso responsável por proteger o joelho e conectá-lo ao músculo quadríceps, o que nos permite flexionar e estender essa região. Em outras palavras, é importante para o nosso movimento, sendo bem comum a quantidade de lesões que acometem a patela.

Movimentos acidentais e rápidos de torção do joelho, comuns em muitos esportes, são as causas mais corriqueiras. Pode até ocorrer devido a uma mudança repentina na direção da perna ao pisar no chão, gerando pressão sobre sua patela.

Um forte trauma na região patelar, como uma pancada, também pode ser responsável pela luxação.

 

Sintoma e diagnóstico

O principal sintoma da luxação patelar é a dor intensa e o inchaço, também é possível notar que o osso do joelho está fora do lugar. Em alguns casos, há a limitação dos movimentos, a princípio é uma dor moderada, mas com o decorrer da lesão a pessoa começa a sentir dificuldade em realizar atividades simples como andar, dirigir e dobrar o joelho.

Em alguns casos, a patela retorna para o lugar sozinha ao esticar a perna. Nesse tipo de luxação, a dor é mais amena e fica apenas a sensação de que o joelho saiu do lugar.

O diagnóstico é realizado, em um primeiro momento, durante a consulta com o ortopedista. Ele irá realizar um exame físico e através dele poderá identificar se a patela está saindo do lugar. Quando o paciente apresenta dor, inchaço e edema, é necessário esperar o joelho desinflamar e realizar a avaliação novamente.

Para que seja feita uma avaliação mais completa da luxação, exames de imagem como ultrassonografia e raio-x são necessários.

 

Tratamento

É fundamental que o tratamento para luxação da patela seja realizado o mais rápido possível após o deslocamento. Inicialmente são indicadas aplicação de bolsa de gelo, repouso e uso de anti-inflamatórios. A fisioterapia também é uma grande aliada na recuperação da luxação patelar.

Caso a luxação tenha causado danos às estruturas do joelho, é recomendada a cirurgia para tratamento cartilaginoso.

A luxação patelar pode causar muita dor e desconforto. É uma lesão grave e que deve ser tratada com urgência por um médico ortopedista.

 

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.