Mais peso ou mais repetições: qual a melhor opção na hora de treinar?

Se você está começando a treinar, com certeza já se perguntou se a melhor opção para atingir seus objetivos é investir em mais pesos ou mais repetições.

Enquanto algumas pessoas defendem que levantar cargas mais pesadas promove um ganho de força mais rápido, outras argumentam que executar mais repetições com cargas moderadas é a opção mais segura e eficiente.

Como a musculação é um treino abrangente e cada pessoa possui um objetivo, não há uma resposta definitiva para essa dúvida. Hoje vamos entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir qual é a melhor opção para cada tipo de corpo.

Mais peso ou mais repetição?

A musculação é um dos treinos mais completos e independentemente do seu objetivo, ao organizar a rotina de exercícios corretamente, é possível conquistar seu corpo dos sonhos ou apenas manter uma rotina mais saudável.

Entretanto, para descobrir qual a melhor opção para atingir suas metas, é importante levar em consideração o seu condicionamento físico, tempo disponível e além disso, sua alimentação.

Para responder corretamente a essa pergunta, vamos listar cada uma das situações em que você deve ter atenção e qual a melhor opção: mais peso ou mais repetição.

Para quem está começando

Se você está começando a se exercitar, é importante investir em mais repetição e com uma carga mais leve. Isso acontece pois nesse período você deve respeitar o tempo de adaptação do seu corpo.

É recomendado trabalhar os grandes grupos musculares, com exercícios multiarticulares, dando preferência àqueles realizados em equipamentos, de 3 a 4 séries de 15 a 20 repetições.

Para quem deseja perder peso

Seu foco é perder peso? Saiba que o processo de emagrecimento é multifatorial, ou seja, não depende apenas dos exercícios. Manter uma alimentação equilibrada também é fundamental durante esse processo.

O déficit calórico associado à musculação e exercícios aeróbicos é a chave do sucesso para quem deseja perder peso.

Nessas situações, o mais indicado é investir em uma variação de estímulos, intercalando mais repetições e menos cargas, com mais cargas e menos repetições, dentro de um planejamento estruturado.

Ganho de massa muscular

O processo de hipertrofia requer muita dedicação, uma vez que é necessário manter a constância nos treinos, suplementação e uma dieta regrada.

Para quem deseja ganhar massa muscular, deve fazer parte do treino exercícios com mais carga e menos repetições.

Lembre-se que quanto mais força, mais volume é gerado. Porém, é fundamental encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Também é importante frisar que existe diferença na rotina de exercícios para homens e mulheres, pois enquanto os homens preferem tonificar braços e costas, as mulheres preferem tonificar pernas e glúteos.

Criar resistência

Muitas pessoas começam a fazer musculação tendo como principal objetivo criar resistência. Para atingir esse objetivo, é preciso ajustar o treino.

Nesses casos, o mais indicado é investir em mais repetições e uma carga reduzida. Também é importante fazer modificações tanto na carga quanto nas repetições para aumentar o fôlego e os batimentos cardíacos.

O primeiro passo é aumentar o número de repetições de forma gradativa. Depois, quando sentir que seu treino está ficando fácil, deve-se aumentar a carga.

Para aumentar a flexibilidade

Aqui são indicados treinos com mais repetições e menos carga, somados a exercícios isométricos onde é utilizado o peso do próprio corpo.

É importante realizar movimentos com isometria e com uma maior amplitude para auxiliar os músculos a trabalhar da forma certa e diminuir as chances de lesão durante os treinos.

Como fica o tempo de descanso em cada situação?

Como se sabe, quanto mais intenso for o treino, maior deverá ser o tempo de descanso durante os exercícios. Porém, essa pausa também dependerá do seu objetivo e do seu treino.

Ao investir em mais carga, é preciso de um tempo maior de descanso entre os exercícios. Já com uma carga mais leve, o tempo de descanso deverá ser menor.

Conclusão

Independentemente do seu objetivo, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade física.

Se optou pelos treinos de musculação, não esqueça de elaborar uma rotina de exercícios com um educador físico e faça adaptações sempre que for necessário.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.