Meniscos. Entenda a lesão e reconheça os sintomas.

Nossos joelhos estão sujeitos a tensões constantes em nossas atividades diárias. Da caminhada ao futebol, o risco de lesionar o menisco do joelho está sempre presente e é uma lesão que requer tratamento.

Muitas pessoas passam a vida inteira sem saber sobre o importante trabalho que esse pedaço de fibrocartilagem realiza até que o joelho comece a apresentar sintomas de lesão do menisco.

Mas, o que é menisco?

O menisco é um pedaço de fibrocartilagem em forma de "C" entre os ossos da coxa e da perna, protegendo a superfície articular do desgaste excessivo. Existem dois meniscos em cada joelho, um esta localizado na borda externa do joelho e outro na borda interna.

Os meniscos mantêm o joelho estável, equilibrando seu peso. Um menisco rompido pode impedir que o joelho funcione corretamente.

A ruptura do menisco é geralmente causada por torção ou rotação rápida, geralmente quando o pé está fixo. As rupturas do menisco podem ocorrer também, quando levantamos algo pesado ou praticamos esportes.

Uma grande parte do menisco não tem suprimento sanguíneo e portanto, quando danificado, geralmente é incapaz de se submeter ao processo normal de cura que ocorre na maior parte do resto do nosso corpo. Além disso, com a idade o menisco começa a se deteriorar, frequentemente desenvolvendo lacerações degenerativas.

No entanto, a parte externa do menisco é dotada de suprimento sanguíneo proveniente de sua borda externa. As lacerações próximas a essa área são passíveis de reparo (sutura), e estudos parecem mostrar que se um reparo for possível, o resultado a longo prazo é melhor para o paciente devido à diminuição do risco de artrite no decorrer da vida.

Então, como saber quais os sintomas de uma ruptura de menisco?

O menisco pode apresentar vários tipos de lesões: ruptura parcial, ruptura total e ruptura complexa. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamentos do joelho.

Lesões degenerativas ocorrem como parte do desgaste progressivo, mais frequentemente em pacientes acima de 40 anos. Essas lesões apresentam uma pequena capacidade de cura.

Cada ruptura de menisco tem seu próprio conjunto de sintomas.

Quando ocorre uma pequena ruptura, você pode sentir uma dor leve e inchaço local. Isso geralmente desaparece em duas ou três semanas.

Uma laceração moderada pode piorar ao longo de dois ou três dias, isso pode fazer com que seu joelho fique rígido e limite a forma com que você pode dobrá-lo, mas geralmente é possível caminhar. Pode acontecer de sentir uma dor aguda ao torcer ou agachar. Esses sintomas tendem a desaparecer em uma ou duas semanas, mas podem voltar caso você torça ou sobrecarregue seu joelho. A dor pode desaparecer e voltar por anos caso a lesão não seja tratada corretamente.

Em lesões graves, fragmentos do menisco rompido podem se mover para a área articular. Isso pode fazer com que seu joelho "trave" e comece a "estalar". Também pode acontecer de seu joelho ficar trêmulo ou ceder inesperadamente. Você também pode encontrar dificuldade em “endireitar” seu joelho ao se locomover.

Temos também casos de ruptura de menisco que podem não se manifestar clara e imediatamente.

Como diagnosticar uma ruptura de menisco?

Seu médico provavelmente irá analisar o histórico e os sintomas do paciente. Ele examinará o joelho do paciente para verificar se há inchaço e sensibilidade ao longo da linha articular.

Como outros problemas no joelho se assemelham ao rompimento do menisco, o médico pode solicitar exame de imagem, como ressonância magnética para ver se há algum dano à cartilagem ou a quaisquer outros tecidos moles.

Embora um raio-x não mostre um menisco rompido, o médico ainda pode optar por fazer-lo, para ter certeza de que não há lesões nos ossos circundantes ou para descartar outra condição como osteoartrite.

Qual o tratamento para uma ruptura de menisco?

O tratamento da ruptura de menisco depende da gravidade dos sintomas e do tipo de laceração envolvida.

Por exemplo, uma pequena ruptura transversal acompanhada por pequenos sintomas de dor, mas sem sintomas mecânicos, como travamento, provavelmente será tratada com sucesso cem sessões fisioterapia.

Por outro lado, uma grande ruptura com sintomas graves e dor intensa, travamento e movimento restrito, provavelmente precisará de intervenção cirúrgica e fisioterapia pós-operatória para obter uma recuperação completa. É importante lembrar que as lesões ocorrem em um amplo espectro de gravidade e geralmente são tratadas de formas diferentes.

Quanto tempo leva para cicatrizar uma ruptura de menisco?

Em casos de pequenas lesões, se a fisioterapia for iniciada logo após sua lesão, você pode voltar a sua rotina diária entre, aproximadamente, três a cinco semanas. Lembrando que depende da gravidade de sua lesão, de quaisquer condições pré-existentes e dos cuidados durante sua recuperação.

Em lesões graves onde é necessário intervenção cirúrgica é indicado a 'pré-reabilitação' antes da cirurgia para otimizar a função muscular e articular. Quanto melhor a função muscular e a preparação física de um paciente antes de QUALQUER cirurgia, mais rápida e menos dolorosa será sua recuperação. A cirurgia visa preservar o máximo possível de menisco funcional e dependendo da apresentação clínica e sua idade, seu cirurgião decidirá se irá realizar um reparo no menisco ou remover o tecido danificado.

Após a cirurgia, um período de aproximadamente 3-5 semanas de fisioterapia é necessário antes que você possa retornar à sua rotina.

Qual a melhor forma de me prevenir?

Para prevenir a lesão do menisco é necessário mantermos os músculos da coxa e da perna fortificados, com um programa de exército para o fortalecimento dessa articulação. Dessa forma, conseguimos evitar as torções do joelhos, mantendo essa articulação estável e prevenindo tal lesão.

Se você suspeitar que houve uma ruptura de menisco, não hesite em marcar uma consulta com seu médico. Ele poderá te ajudar a aprender mais sobre as lesões do menisco, fazer um diagnóstico adequado e recomendar as melhores opções de tratamento para que você volte a realizar as atividades que tanto gosta.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.