Morte súbita no esporte. Entenda

A prática de atividade física sempre está relacionada à manutenção da saúde e bem-estar. Quando praticamos de maneira correta, ela proporciona inúmeros benefícios para nossa vida e também auxilia no combate à prevenção de doenças.

Porém, um assunto pouco abordado e que é motivo de preocupação constante de médicos e profissionais da área, é a morte súbita no esporte.

Ela é uma das maiores causas de morte em atletas com menos de 35 anos e ultimamente sua ocorrência tem sido frequente, principalmente, entre atletas de alto rendimento. Quer entender um pouco mais a respeito deste importante assunto? Hoje o nosso artigo será sobre a morte súbita no esporte, acompanhe.

O que é a morte súbita?

A morte súbita pode ser definida como um acontecimento inesperado, com perda abrupta de consciência, que ocorre dentro de uma hora do início dos sintomas e geralmente acomete indivíduos jovens que não apresentavam sintomas relevantes.

Já a morte súbita relacionada ao esporte ocorre inesperadamente durante a prática de uma atividade física, de forma instantânea ou não. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte também diz que a morte súbita no esporte pode ocorrer após um período de 6 a 24 horas da prática de atividade física.

Quais são as causas da morte súbita?

Quase 90% dos casos de morte súbita no esporte são causados por doenças cardíacas que não foram diagnosticadas anteriormente. Ao realizar uma atividade física, a pessoa pode desenvolver uma arritmia maligna e consequentemente ocorre a parada cardiorrespiratória. Se a pessoa não for socorrida rapidamente, ela pode vir a óbito em poucos minutos.

Grande parte dos atletas com menos de 35 anos que foram vítimas de morte súbita no esporte, sofriam com doenças cardíacas congênitas, isto é, doenças que os acompanham desde o nascimento e que não apresentam sintomas ou sua manifestação ocorre depois de muitos anos.

A doença mais comum que causa essa situação em atletas jovens (menos de 35 anos) é a cardiomiopatia hipertrófica. Uma condição genética que tem como característica o aumento do coração e miocárdio, tornando mais difícil o bombeamento de sangue pelo órgão.

Já em atletas com mais de 35 anos, as doenças coronárias são as maiores causadoras de morte súbita no esporte.

Não podemos deixar de considerar que o consumo de substâncias ilícitas como cocaína, anfetamina e esteroides anabolizantes podem ser grandes causadores de morte súbita no esporte. Assim como o consumo excessivo de cafeína é um grande agravante para quem pratica esportes.

Existem casos raros de pessoas com Síndrome de Marfan, doença genética que afeta vários órgãos, principalmente o coração, que foram vítimas de morte súbita no esporte.

Os principais sintomas que devem ser respeitados, assim que observados, são: dor no peito, vertigem, falta de ar intensa e desmaio. Se durante a prática de um determinado esporte você ou alguém próximo apresentar algum destes sintomas, interrompa a atividade imediatamente.

Como prevenir morte súbita

A melhor forma de prevenção é procurar orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física. Esses profissionais irão solicitar alguns exames específicos e assim, indicar qual a melhor atividade para você praticar sem maiores riscos.

As consultas devem ser realizadas de maneira periódica, seja para acompanhamento de uma condição recém-descoberta como para avaliação da sua saúde. O check up médico é recomendado a cada seis meses, mas se você notar que é necessário procurá-lo antes desse período, faça isso imediatamente.

Outra forma de evitar ser vítima de morte súbita relacionada ao esporte é respeitar os limites do seu corpo. Às vezes ignoramos os sinais do nosso organismo e o forçamos além de sua capacidade visando atingir um resultado mais rápido.

Lembre-se que alcançar seus objetivos é algo muito gratificante, mas alcançá-los com saúde e podendo desfrutar de uma vida longa e saudável, é essencial. Cuide-se sempre!