O que é a Osteomielite?

Você sabe o que é a osteomielite? Se você ainda não conhece essa doença, mas já sofreu uma fratura, provavelmente essa condição já foi motivo de preocupação do seu ortopedista.

Isso porque uma simples fratura pode ser a causa dessa doença e qualquer pessoa está propensa a pegar osteomielite, seja adulto ou criança.

Alguns pacientes desenvolvem osteomielite aguda, que normalmente tem duração de poucas semanas. Mas existem casos em que a condição pode se tornar crônica levando o paciente a sofrer necrose óssea.

Hoje vamos falar sobre o que é a osteomielite, quais seus principais sintomas, como tratar, diagnosticar e as formas de prevenção. Confira!

O que é a osteomielite?

A osteomielite é uma condição em que ocorre o processo infeccioso de uma determinada estrutura óssea e pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias como a Staphylococcus aureus, podendo afetar um osso ou todos os ossos do paciente.

Essa infecção causada pelos microrganismos pode ocorrer tanto pelos vasos sanguíneos, uma vez que os ossos são vascularizados, quanto pelo próprio tecido ósseo.

Os microrganismos entram no corpo de diversas formas. Normalmente isso ocorre devido a uma ferida aberta, como uma fratura óssea ou exposta, implante de prótese, infecção generalizada ou ferimento profundo.

Pacientes que estão com a imunidade comprometida ficam mais propensos a desenvolver osteomielite, como por exemplo diabéticos, pessoas submetidas a quimioterapia ou que passaram por um processo cirúrgico recentemente.

Um outro fator que se deve ter atenção, são possíveis complicações de doenças periodontais, uma vez que essa situação favorece a formação de abscessos dentários e gengivais.

Quais os sintomas?

Existem situações em que a osteomielite é assintomática ou muitas vezes os sintomas são tão pouco específicos que podem ser confundidos com outro processo infeccioso.

Mas geralmente os principais sintomas dessa condição são:

• Dor óssea intensa e persistente;
  • Febre e calafrios;
  • Inchaço, calor e vermelhidão na região acometida;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e mal-estar;
  • Dificuldade em movimentar a área afetada;
  • Sudorese;
  • Surgimento de feridas ou úlceras na pele acompanhadas de secreção.

Se estiver passando por alguma das situações acima mencionadas juntamente com algum dos sintomas, é essencial procurar um médico ortopedista o mais rápido possível para que ele avalie a situação.

Diagnóstico

Durante a consulta, o médico irá analisar o histórico clínico do paciente bem como se ele apresenta algum dos sintomas aparentes.

Para confirmar o diagnóstico, serão necessários exames laboratoriais como hemograma, hemocultura, a velocidade de hemossedimentação (VHS) e o nível da proteína C reativa.

Podem ser solicitados exames de imagem como radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia óssea, em casos onde houve a evolução da osteomielite.

Em determinadas situações, para que seja identificado o tipo de microrganismo causador da doença e assim elaborado o tratamento correto, o médico pode solicitar a coleta de amostras da secreção e do osso para biópsia.

Tratamento

Após fazer a análise dos resultados dos exames solicitados, o médico irá avaliar qual o melhor tratamento indicado para o paciente. O mesmo é individual e varia de acordo com o tipo de microrganismo presente.

O principal objetivo é realizar o tratamento da doença ainda na fase aguda para que ela não evolua. Na maioria dos casos, é feito o uso de antibióticos e antifúngicos de maneira endovenosa.

Para ajudar em uma recuperação mais rápida, é indicado junto ao uso dos remédios se hidratar corretamente, manter uma alimentação balanceada, sessões de fisioterapia para evitar sequelas e repouso.

Em pacientes que a osteomielite avançou para o estágio crônico, os sintomas podem persistir durante anos mesmo após uma cirurgia de reparação. Nos casos mais avançados da doença, quando o osso se encontra gravemente comprometido, o médico pode indicar a amputação do membro.

É fundamental procurar um médico caso você esteja apresentando algum dos sintomas acima citados juntamente com as situações descritas. O tratamento da osteomielite deve ser feito logo na fase inicial e de maneira rápida. Cuide-se!