O que é um derrame articular?

O derrame articular é uma consequência e sintoma de varias doenças, incluindo a artrite reumatoide. Traumas, quedas e infecções também podem causar derrame articular.

Ele é composto de fluído que se acumula nas articulações e pode ocorrer em qualquer articulação, porém, a maior incidência é no joelho. Portanto, é comumente chamado de "água no joelho".

O que precisamos saber sobre o derrame articular?

Derrame articular é o termo médico para líquido intra-articular.

O mais comum é o aumento do próprio líquido sinovial (líquido articular) devido à inflamação.

Vamos usar o derrame no joelho como exemplo. O sintoma mais óbvio é o próprio inchaço, ocorre um aumento do volume do joelho. Se for grande o suficiente, pode ser visível e palpável.

A sensação de "joelho cheio" também é comum, dificultando a extensão ou flexão total do joelho. O derrame articular costuma ser acompanhado de dor devido à inflamação, lesão interna ou dificuldade de mover a articulação do joelho.

A dor e as dificuldades de mobilidade, se mais graves, podem fazer com que o paciente tenha dificuldade para andar.

Quando devo procurar um médico para avaliar o derrame articular?

Derrames articulares devem sempre ser investigados, mas alguns sinais de alerta indicam que esta investigação é urgente:

  • • Derrame após trauma: pode indicar fratura, lesão ligamentar, lesão aguda da cartilagem;
  • • Febre: pode estar ocorrendo um processo infeccioso;
  • • Bloqueio das articulações: Infecções ou lesões internas que bloqueiam as ?articulações requerem cuidados urgentes;
  • • Vermelhidão e febre: indicam forte processo inflamatório;

Determinar a causa do derrame articular é o primeiro passo que um especialista deve dar. O histórico médico do paciente e o exame clínico permitirá chegar à hipótese mais provável na maioria dos casos.

Exames complementares como ultrassom, raio-X e exames de ressonância magnética também são usados. Punção no joelho, com remoção do fluido para análise laboratorial, é mais indicada para inflamação aguda das articulações sem causa óbvia. Este teste é muito útil para diagnosticar infecções ou artrite por cristais (como gota).

No caso de derrames articulares múltiplos ou suspeita de artrite inflamatória autoimune, a avaliação por um reumatologista é essencial. O escopo do tratamento inclui analgésicos, anti-inflamatórios, crioterapia e punção de alívio.

Assim que sentir os primeiros sintomas é muito importante procurar imediatamente um cirurgião ortopédico. 

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.