O que é um ortopedista esportivo?

A ortopedia esportiva é a área da medicina responsável pelo tratamento de patologias relacionadas ao esporte. Os profissionais dessa área são responsáveis pelo tratamento e prevenção de lesões causadas na prática esportiva, orientando seus pacientes durante competições de determinado esporte e ao longo de seus treinamentos, para que obtenham bons resultados sem maiores complicações.

É importante ressaltar que o trabalho do ortopedista esportivo não é voltado apenas para atletas e esportistas profissionais. Pessoas que praticam esportes esporadicamente ou que pretendem começar a praticar exercício físico e possuem alguma condição ou lesão pré-existente podem e devem procurar ajuda desse profissional especializado para praticarem suas atividades de forma correta.

Um ortopedista esportivo trata lesões como:

• Contusões: são danos que ocorrem em tecidos moles (como tecidos e músculos) causados ??por impacto de alta intensidade, mas sem danos aos ossos e representam uma grande parte das lesões esportivas. O diagnóstico é feito por exames físicos e exames de imagem.

• Fraturas: as fraturas durante a prática de exercício podem ocorrer por impacto, estresse ou pelo trincamento de um osso. As fraturas são facilmente identificadas ao apalpar a área afetada, mas o médico normalmente irá solicitar radiografias para classificar e identificar o tipo de fratura. Na maioria das vezes o paciente sente dor, percebe-se um inchaço local e grande dificuldade em movimentar o membro afetado.

• Tendinite: é a inflamação do tendão e está frequentemente associada à sobrecarga do tendão em praticantes de esportes. Pessoas com tendinite sentem dor e inchaço na área afetada e, além disso, a região pode ficar vermelha e quente. O diagnóstico é feito através de exames físicos e de imagem para que o médico possa prescrever o tratamento adequado.

• Luxação: é um deslocamento de um osso de uma articulação, fazendo com que o osso fique "fora do lugar". As luxações mais comuns no corpo são nos ombros, joelhos, punhos, dedos e cotovelos.

A medicina esportiva deve fazer parte da vida de todos, das crianças aos idosos, e é muito importante para a qualidade e manutenção da saúde física. Se você pretende iniciar algum esporte ou já pratica, procure um ortopedista para garantir que está tudo bem.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.