O que fazer quando quebrar o braço, a perna ou o pé?

Da prática de atividades física em quadras esportivas à segurança da superfície da nossa casa, o risco de fraturas é constante. Mesmo com muito cuidado, todos estão sujeitos a acidentes. Eles acontecem quando você menos espera e deixam todos desesperados.

As fraturas ocorrem devido a uma força de impacto além do que os ossos podem suportar. Com a idade e certas doenças ósseas (como osteoporose), o risco de fraturas aumenta.

Quando qualquer membro sofre algum trauma ou torção, deve-se suspeitar de uma fratura, que vem acompanhada pelos seguintes sintomas:

• • Dor intensa;
  • • Formação de inchaço;
  • • Estalos ao se mover ou dificuldade de movimentar a área afetada;
  • • ”Encurtamento” ou deformidade do membro.

O que fazer ao quebrar o braço?

Um braço ou punho quebrado pode ser muito doloroso, e a área lesionada também pode estar inchada ou sensível. Um exame de raio-X no hospital é a maneira de confirmar se o osso está quebrado.

Se você acha que está com um braço quebrado, é importante não comer ou beber nada, pois pode ser necessária uma anestesia ou sedação para o médico realinhar os ossos. Antes de chegar ao hospital, a tipoia pode ajudar a estabilizar o braço (ela passa por baixo do braço e envolve o pescoço). Evite esticar os braços.

Aplicar uma bolsa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

O que fazer ao quebrar a perna?

Geralmente esse tipo de fratura causa dor intensa, o membro incha, e a perna fica aparentemente torcida e mais curta. Aos suspeitar dessa fratura, é importante não tentar apoiar-se sobre o membro e solicitar apoio/transporte de ambulância para evitar danos de tecidos moles que são minimizados com a imobilização adequada. E prosseguir com avaliação médica, o qual definirá o melhor tratamento para cada caso.

O que fazer ao fraturar o pé?

Se você acha que quebrou o pé ou o dedo do pé, consulte um médico o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, não coloque peso na perna afetada e use cubos de gelo para reduzir o inchaço. Os raios X mostrarão a maioria das fraturas, embora algumas fraturas incompletas ou por estresse às vezes exijam testes adicionais para serem identificadas.

Normalmente, médicos ortopedistas e traumatologistas, podem realinhar os ossos sem cirurgia, mas no caso de fraturas graves, articulares, e com desvio importante, pode ser necessário tratamento cirúrgico utilizando pinos, placas e/ou parafusos para fixarem os ossos, mantendo o alinhamento para consolidação óssea.