Osteoporose aumenta riscos de fraturas em idosos

A osteoporose é uma doença silenciosa e assintomática que afeta aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o país. É uma doença caracterizada pela perda óssea acelerada, afeta principalmente os idosos e é a principal causa de fraturas e quedas nessa população. É considerada a segunda maior doença do mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. É manifestada em ambos os sexos, mas devido à diminuição da secreção de estrogênio, atinge principalmente as mulheres após a menopausa.

Em idosos, a osteoporose geralmente afeta a coluna vertebral, o punho e o colo do fêmur, sendo esse último mais sujeito a fraturas.

Alguns dos principais fatores de risco para a doença são o histórico familiar, estilo de vida sedentário, insuficiência de cálcio e vitamina D na dieta, consumo excessivo de álcool, tabagismo, uso de cortisona, heparina e medicamentos indicados para o tratamento da epilepsia, produção insuficiente de hormônios, baixa exposição ao sol, imobilidade prolongada e repouso, algumas doenças reumáticas, endócrinas e hepáticas.

A prevenção é essencial quando se trata dessa doença. Para restaurar a estrutura óssea, é recomendável comer alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, todos os dias. Além disso, em alguns casos, suplementos de cálcio e vitamina D também são indicados. Esportes como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica e musculação, são essenciais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose.

Pequenas mudanças na residência de um idoso são bem-vindas, como por exemplo, tornar a casa mais iluminada e retirar os tapetes escorregadios. É aconselhável ter interruptores ao alcance e corredores espaçosos para os idosos que necessitam de muletas ou andadores.

Vale ressaltar que o banheiro é o ambiente mais perigoso para um idoso, e cerca de 60% das quedas ocorrem no caminho da cama para o banheiro. Portanto, se o idoso morar sozinho, recomenda-se o uso de fraldas para adultos ao invés de se levantar à noite. Além disso, a instalação de piso antiderrapante e barra de apoio são medidas importantes para evitar acidentes.

Assim como a hipertensão, é uma doença silenciosa e geralmente é diagnosticada apenas quando a doença causa um evento sério como as fraturas. As fraturas ocorrem após um impacto mínimo, como queda da própria altura.

Em outras palavras, os ossos se tornam tão frágeis que podem se quebrar durante uma pequena queda. Essas são chamadas de fraturas por fragilidade e ocorrem principalmente no quadril e na coluna.

Após uma fratura, o paciente pode perder a mobilidade e ter dores crônicas, que são igualmente prejudiciais, podendo ficar confinado em ambientes fechados devido ao medo de cair novamente.

A avaliação regular do idoso é essencial para a correta detecção e tratamento desta condição, a fim de manter a autonomia e independência do paciente.

Procure um ortopedista, faça uma avaliação e siga corretamente as orientações para prevenção e tratamento da osteoporose.