Para que serve o Ácido Hialurônico?

Não meu caro leitor, você não foi direcionado para um site de estética e beleza. Apesar do ácido hialurônico ser conhecido por muitas pessoas como um produto utilizado na realização de procedimentos estéticos, ele é um grande aliado na ortopedia também.

Existem algumas condições, que o tratamento com ácido hialurônico proporciona uma grande melhora à pacientes em que o uso de analgésicos e anti-inflamatórios não trouxe o alívio esperado.

Conhecida como viscossuplementação, esse tratamento é uma excelente opção, evitando que a pessoa se submeta a um procedimento cirúrgico, proporcionando alívio dos sintomas logo nas primeiras sessões.

Quer conhecer um pouco mais sobre como o ácido hialurônico pode ser utilizado na ortopedia? Então acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tratamento realizado com a utilização deste ativo.

Artrose do joelho e quadril

Antes de explicarmos sobre a viscossuplementação, vamos explicar primeiro sobre quais os casos em que esse tipo de tratamento pode ser utilizado.

A cartilagem é um tecido conjuntivo que reveste os ossos dentro das articulações, protegendo-as e absorvendo qualquer tipo de impactos e choques, reduzindo a fricção entre dois ossos.

Porém, uma vez que ocorre o desgaste da cartilagem, ela não possui a capacidade de regenerar e com isso, os pacientes podem apresentar condições como condromalácia que se não tratada corretamente, evolui para artrose.

As áreas mais afetadas pela artrose são joelho e quadril. O paciente que apresenta esse quadro sofre com dores constantes, inchaço, além de ter a mobilidade afetada.

Quando o tratamento conservador não proporciona melhora ao paciente, além de conviver com os incômodos proporcionados por essa condição, em alguns casos é necessário realizar a cirurgia de artroplastia (prótese do joelho).

Nesse cenário, a viscossuplementação vem proporcionando uma grande melhora para pacientes que apresentam desgaste de cartilagem ou quadros de condromalácia e artrose.

A viscossuplementação

Há alguns anos, buscando trazer novos tratamentos que surtissem o efeito desejado para quem sofre de artrose, foi criado o ácido hialurônico sintético que se mostrou um grande aliado para tratar problemas articulares.

O princípio da viscossuplementação, ao injetar ácido hialurônico em regiões comprometidas, é proporcionar a lubrificação das articulações, diminuindo a viscosidade do líquido sinovial e o atrito entre os ossos.

Normalmente, a viscossuplementação é indicada para regiões como quadril e joelho, que consequentemente são as áreas que mais sofrem com a artrose, porém a aplicação de ácido hialurônico pode ser feita em qualquer articulação.

Além de proporcionar alívio dos sintomas, uma das grandes vantagens da viscossuplementação se dá pelo fato de que sua aplicação é rápida, pode ser feita no próprio consultório, porém é fundamental se certificar que está realizando o procedimento com um profissional especializado.

Como o procedimento é realizado?

Como dissemos anteriormente, a viscossuplementação é realizada de maneira rápida. Geralmente a aplicação leva cerca de 10 minutos, o paciente pode voltar às suas atividades normalmente e a principal recomendação, é evitar grandes esforços físicos por um período de três dias.

O ortopedista pode realizar a aplicação em seu próprio consultório. Após fazer a assepsia do local, é utilizado um anestésico ao redor da articulação para que o paciente não sinta dor ou desconforto durante o procedimento.

É um procedimento indolor, em torno de 5% dos pacientes que realizam se queixam de dor, queimação, coceira, vermelhidão e inchaço. Todos esses sintomas tendem a desaparecer rapidamente, porém para amenizá-los, podem ser utilizados analgésicos e compressas frias na região.

Dependendo do tipo do produto utilizado, as aplicações podem ser realizadas em um período de 3 a 5 semanas e os resultados já são vistos a partir da primeira sessão. O número de aplicações varia de acordo com avaliação do médico, onde ele irá analisar a condição do paciente e assim, definir o número de sessões necessárias.

A duração do resultado também vai depender da cada pessoa. Existem casos nos quais, após finalizar o tratamento, a viscossuplementação proporcionou alívio ao paciente por até três anos.

Você já conhecia os benefícios do ácido hialurônico para tratamento da artrose? Se você sofre com essa condição, marque uma consulta com um ortopedista e converse com ele sobre a possibilidade de realizar este procedimento.

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.