Pé diabético, o que é e como tratar

Quem sofre com diabetes está suscetível a enfrentar uma série de complicações decorrentes dessa doença.

O pé diabético é um desses exemplos. Essa condição é responsável por causar diversas consequências incuráveis.

Você já ouviu falar sobre essa condição? Ela acontece quando o paciente sofre de uma degeneração progressiva nos pés, a nefropatia diabética.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa doença, suas formas de tratamento e como é possível preveni-la. Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre essa doença, acompanhe nosso artigo e conheça o que é o pé diabético.

O que é o pé diabético?

O pé diabético é uma complicação que causa alterações no interior e exterior dos pés de quem tem diabetes mellitus.

Ela pode afetar cerca de ? dos pacientes diabéticos e se não for feito seu diagnóstico a tempo e iniciado seu tratamento correto, pode progredir para uma situação mais grave.

Quando o tratamento não é iniciado precocemente, essa condição se torna a causa de grande parte das amputações em membros inferiores.

A principal característica do pé diabético é a formação de úlceras (feridas) nos membros inferiores, sendo agravado por uma infecção, podendo englobar qualquer alteração de origem neurológica, ortopédica ou vascular que afete essa região do corpo.

Causas e sintomas

Em geral, a principal causa do pé diabético, é o diabetes descontrolado. Quando a pessoa apresenta níveis elevados de glicose no organismo, isso faz com que surjam alterações fisiológicas que favorecem o aparecimento dessa condição.

Entretanto, é importante frisar que nem todas as pessoas que convivem com o diabetes irão desenvolver essa doença.

Outro fator que contribui para o pé diabético, é o uso de calçados inadequados, principalmente se o paciente apresentar manchas vermelhas, pontos doloridos, bolhas, joanete, calos ou dor frequente associada.

O hábito de fumar também traz complicações, uma vez que o tabaco provoca danos aos pequenos vasos sanguíneos das pernas e pés, o que favorece a progressão da lesão, além de tornar o processo de cura mais lento.

Já quanto aos sintomas, podemos destacar a dor como o principal deles. É comum que os pacientes que sofrem dessa condição façam queixas de perda de sensibilidade, formigamento, dormência e pés gelados.

Os principais sintomas ortopédicos causados por essa condição são a joanete, limitação de movimento, atrofia da musculatura do pé, dedos em garra ou em martelo e pé cavo.

Na pele também é possível notar alguns sinais como ressecamento, rachaduras, vermelhidão, inchaço e alteração no aspecto das unhas.

A combinação desses sinais e sintomas é um forte indicativo que o paciente esteja sofrendo com pé diabético.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito em um primeiro momento durante a consulta com o ortopedista, onde ele irá analisar os principais sintomas apresentados pelo paciente.

Exames de imagem complementares também podem ser solicitados a fim de analisar se houveram danos à estrutura óssea dos pés.

Após avaliar o histórico clínico e o grau da lesão, é possível estabelecer um tratamento que seja indicado para aquela situação.

Quem sofre com o pé diabético, precisa realizar um tratamento que seja adaptado para sua condição e de acordo com os sintomas citados pelo paciente.

O primeiro passo, é o uso de antibióticos e pomadas antimicrobianas no local onde a ferida está localizada, com o objetivo de conter a contaminação.

Também é importante que o paciente utilize corretamente a medicação para tratamento do pé diabético e os medicamentos que controlam o diabetes, para que se obtenha melhora significativa.

Em casos mais graves, é indicado o tratamento cirúrgico para remoção da área afetada ou até mesmo amputação total do membro.

Conclusão

Se você sofre com diabetes siga seu tratamento corretamente, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividade física e não se esqueça dos medicamentos.

Caso note que há alguma alteração em suas pernas ou pés, procure imediatamente um ortopedista e siga suas orientações. Cuide-se!