Pilates para todas as idades

Quer começar uma atividade física e está buscando uma modalidade com baixo impacto e que vai trazer inúmeros benefícios para a sua vida? Então o pilates é a melhor opção para você.

Muitas pessoas que estão há um longo período sem realizar atividades físicas ou que nunca praticaram exercício, ao frequentarem uma academia, acabam se sentindo deslocadas.

Isso acontece pois além de toda agitação, os exercícios raramente podem ser adaptados, fazendo com que a pessoa sinta uma grande dificuldade em não conseguir realizá-lo e não é incomum quem desiste logo nos primeiros meses.

Já no pilates, o instrutor consegue adaptar os exercícios às necessidades e limitações de cada aluno, sendo uma das melhores opções para qualquer pessoa, independentemente da idade.

Hoje você vai conhecer os benefícios do pilates para todas as idades. Confira!

Pilates para crianças

Nessa fase da vida, as crianças tendem a realizar atividades físicas mais intensas, como jogar futebol, correr, pular corda, dançar e lutar. Porém o pilates pode ser uma excelente opção para os pequenos.

Como trabalha o fortalecimento da musculatura, o pilates auxilia na melhora da postura, do equilíbrio e é um grande aliado no desenvolvimento da coordenação motora, da capacidade de concentração e foco.

As aulas para esse público devem ser elaboradas para que ocorram de maneira descontraída e sem esforços exagerados.

Pilates para Adolescentes

Para os adolescentes o pilates se torna ainda mais essencial, uma vez que passam a maior parte do tempo conectados jogando, conversando com os amigos ou simplesmente assistindo vídeos na internet.

Com isso, o sedentarismo é algo que acomete grande parte dos adolescentes, causando sono irregular, bem como problemas na coluna e, em alguns casos, até mesmo o surgimento de outras doenças.

O pilates é uma ótima opção para essa faixa etária, principalmente para quem é mais tímido, uma vez que as aulas acontecem com um número menor de pessoas. Além disso, com o tempo já é possível perceber a melhora da flexibilidade, equilíbrio, postura e condicionamento físico, trazendo mais confiança e aumento da auto estima.

Pilates na Fase adulta

Aqui é a fase onde as pessoas desejam iniciar uma atividade física, mas a falta de tempo e o cansaço constante devido às inúmeras atribuições torna isso algo muito distante.

Com o estresse, a correria do dia a dia e a dificuldade em manter hábitos saudáveis, surgem também as dores pelo corpo, indisposição e muitas vezes insatisfação com o físico.

Se você procura uma forma de aliviar o estresse do trabalho, melhorar o condicionamento físico, postura, equilíbrio, estimular ganho de força e mobilidade, o pilates pode ajudar a perder aquela gordurinha que incomoda muita gente. Ir ao pilates três vezes na semana, já proporciona todos esses benefícios para a sua saúde.

Pilates na Terceira idade

A prática de atividade física para pessoas acima de 60 anos é de grande importância, uma vez que através dela, é possível evitar quedas, diminuir dores e aumentar a disposição.

Como os idosos possuem uma musculatura mais frágil, os exercícios devem ser pensados de maneira que não cause sobrecarga e com isso, lesões. É preciso que os exercícios proporcionem melhora do condicionamento físico, equilíbrio e força.

Outro grande benefício do pilates para os idosos é a socialização. Pessoas na terceira idade costumam se sentir isoladas e o círculo de amizade é bastante reduzido. Se exercitar com outras pessoas, promove maior integração e sentimento de pertencimento a um grupo.

Dica bônus: gestantes

Mesmo nosso foco sendo o benefício do pilates para todas as idades, não podemos deixar de fora as futuras mamães.

Existem inúmeros estudos que comprovam a importância da prática de atividade física durante a gravidez. O pilates é uma das melhores indicações para gestantes, isso porque ele trabalha no fortalecimento dos músculos centrais do corpo.

Isso significa que através dele é possível fortalecer o abdômen, as costas e o assoalho pélvico, diminuindo os desconfortos causados pela gestação e oferecendo mais conforto e resistência durante esse período e, também, na hora do parto.

Entretanto, é fundamental conversar com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, mesmo algo de baixo impacto como o pilates.

Você já conhecia todos os benefícios do pilates? Marque uma consulta com o seu ortopedista, converse com ele sobre a possibilidade de praticar essa atividade e garanta qualidade de vida!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.