Por que usar joelheiras no Crossfit?

Quem pratica crossfit sabe da importância do uso de equipamentos de proteção durante a prática dos exercícios. E a joelheira, usada de forma correta, é um item indispensável quando o assunto é proteger os seus joelhos.

Quer saber mais sobre a importância das joelheiras? Prossiga com a leitura deste post.

As joelheiras de crossfit podem ser feitas de materiais elásticos ou neoprene e são úteis principalmente na hora de fazer agachamentos. É importante entender que esses acessórios não são projetados para curar a lesão, corrigir o movimento ou aliviar a dor caso você tenha um problema no joelho.

São acessórios auxiliares para os joelhos, protegendo-os de futuras lesões e danos nos tendões e ligamentos. Este tipo de proteção é importante ao colocar o joelho sob estresse constante durante o exercício diário. Elas comprimem o joelho, aumentam o fluxo sanguíneo e reduzem a dor.

Os dois tipos mais comuns de joelheira são:

Joelheira de Neoprene: É um modelo de peça única que é utilizado na altura do joelho. A resistência é definida pelo material do qual o item é feito, e o praticante de crossfit não pode modificá-lo durante a colocação.

Normalmente as joelheiras de neoprene são encontradas em duas medidas:

 - 5mm de espessura: comumente usada durante o treinamento de força e Wods mais dinâmicos;

 - 7mm de espessura: são mais usadas para treino de força, por fornecerem forte compressão e geralmente não são utilizadas durante os Wods.

Straps: É uma fita elástica que pode ser presa ao redor do joelho. A vantagem desse tipo de joelheira é que o praticante pode ajustar a pressão e a resistência durante a colocação.

Esses itens fornecem uma compressão tão alta que aumenta significativamente a carga máxima que a pessoa pode levantar. Por isso o straps é proibido dependendo da competição, mas é perfeito para treinos de força mais intensos.

 

Tenho dores no joelho, posso praticar crossfit?

Se você sente dores no joelho, o mais indicado é procurar ajuda profissional antes de iniciar qualquer atividade física, seja no crossfit ou não. Ortopedistas poderão entender e avaliar melhor sua condição, apontando quais exercícios podem ou não ser feitos e quais tratamentos são indicados para sua condição.

Em geral, é importante lembrar que o crossfit é um esporte que exige muito esforço do praticante, o seu movimento e função afetam bastante a região do joelho.

 

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.