Problema de coluna em crianças

A dor nas costas é uma fonte bem conhecida de desconforto em adultos, mas também está sendo diagnosticada com mais frequência em crianças e adolescentes. A maioria dos pais não espera que seus filhos se queixem de dores nas costas - um problema geralmente associado a adultos ou idosos. No entanto, constatou-se que a dor nas costas ocorre em 14% a 24% das crianças e adolescentes.

Algumas razões pelas quais a dor nas costas pode ser comum em crianças incluem maior peso corporal das crianças e maiores taxas de obesidade, maior intensidade e atividades esportivas durante todo o ano e o aumento do peso das mochilas usadas pelos alunos na escola.

Algumas das preocupações com a dor nas costas incluem saber quando o problema pode ser mais sério do que um simples esforço e saber quando exames de imagem especializados podem ser necessários. Dito isso, há sinais de alerta a serem observados para ajudar a entender quando um problema de dor nas costas pode ser mais sério em uma criança ou adolescente.

Sinais de alerta para saber

Todo pai cujo filho está reclamando de dor nas costas teme que um problema mais sério possa estar ocorrendo. Embora certamente existam sérias causas de dor nas costas, a grande maioria das crianças com dor nas costas apresenta sintomas resultantes de lesão muscular sem qualquer anormalidade estrutural.

Alguns dos sinais de alerta de dor nas costas para procurar problemas mais sérios incluem:

• Dor noturna (especialmente dor que desperta seu filho do sono);

• Sintomas constantes de dor;

• Sintomas de doença generalizada (febre, calafrios, mal-estar, perda de peso);

• Sintomas que persistem além de várias semanas;

• Sintomas em crianças muito pequenas;

• Dor nas pernas, dormência ou fraqueza.

Esses sinais de alerta não significam necessariamente que há um problema mais sério; no entanto, eles são um bom teste de triagem para determinar se mais avaliações devem ser realizadas. Por exemplo, a dor muscular nas costas pode persistir por meses; no entanto, se os sintomas já estiverem ocorrendo há várias semanas, é melhor garantir que o diagnóstico seja claro.

A dor nas costas em crianças e adolescentes não é incomum e está se tornando mais comum com o tempo. Parte disso é devido a mudanças nas atividades das crianças e parte é devido a mudanças no condicionamento das crianças.

Se o seu filho está com dores nas costas, principalmente se estiver associada aos sinais de alerta mencionados, vale a pena consultar o seu médico.

Iniciar o tratamento adequado e garantir que os sintomas estejam melhorando pode ajudar a garantir que o problema não persista. Se os sintomas forem preocupantes, uma avaliação adicional pode ser necessária para garantir que uma causa mais incomum da dor não esteja presente.

A boa notícia, tanto para as crianças quanto para os pais, é que a grande maioria das crianças com queixas de dores nas costas encontra um alívio que tende a ser duradouro. Embora a dor nas costas possa interferir nos esportes e outras atividades, com o tratamento apropriado, essas crianças quase sempre retornam às atividades completas sem problemas contínuos de desconforto nas costas.