Quando devo procurar um ortopedista?

Sentir dor não deve ser uma situação corriqueira no nosso dia a dia. Muitas vezes, ao praticar alguma atividade física ou em simples tarefas de casa, podem surgir dores musculares ou nas articulações. Neste momento devemos procurar ajuda médica o quanto antes.

Por que procurar um ortopedista?

O médico ortopedista é o profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, assegurando a saúde e o bom funcionamento do sistema locomotor. Cabe a ele efetuar tarefas como a realização de consultas, diagnóstico de doenças, solicitação de exames, prescrição de remédio e fisioterapia e o acompanhamento do tratamento de seus pacientes.

Quando devo procurar um ortopedista?

Conheça algumas situações em que é recomendado procurar um ortopedista:

• • Aumento progressivo da dor: sabemos que algo não está certo quando alguma dor incômoda aparece e se intensifica com o tempo.
  • • Entorses ou luxações: em alguns casos ocorre uma dor intensa e em outros surgem apenas inchaço e um incômodo que duram dias, podendo haver um ligamento rompido.
  • • Sensação de dormência: algumas doenças crônicas causam a sensação de dormência, pois afetam as terminações do sistema locomotor acometendo braços e pernas.
  • • Dificuldade para se locomover: determinadas condições afetam partes essenciais do nosso sistema locomotor, como costas, joelho, quadril, entre outras. Ao realizarmos um movimento de flexão, como por exemplo ao abaixar, flexionamos os joelhos e com isso podem ocorrer pequenas rupturas que devem ser tratadas imediatamente para que não evoluam.

É de grande importância observar os sinais e sintomas que nosso corpo apresenta quando algo está errado, assim evitamos que algo simples se torne um grave problema e que as dores passem a fazer parte da nossa rotina.

Agora você já sabe, se passar por alguma das situações listadas anteriormente deve-se procurar um médico ortopedista, pois ele poderá auxiliar na garantia de uma melhor qualidade de vida!