Quedas e acidentes domésticos em idosos

Em todas as etapas da vida, precisamos nos adaptar para que possamos viver bem e não correr riscos. À medida que envelhecemos, essas adaptações devem continuar ocorrendo, com o decorrer da idade, ficamos mais vulneráveis e mais propensos a acidentes graves, principalmente em casa. Envelhecer gozando de uma boa saúde física e mental é um grande privilégio. Após trabalhar uma vida toda é a hora de descansarmos e usufruir de bons momentos ao lado da família e amigos. Sendo assim, para que nenhum acidente aconteça na rotina do idoso, vamos às dicas.

Procure adaptar o banheiro

O banheiro é um dos locais mais favorável para que ocorram acidentes graves envolvendo idosos. É um cômodo mais úmido, que normalmente, possui vários itens que colaboram para os idosos se desequilibrarem e caírem.

É aconselhável instalar barras de apoio próximo ao chuveiro e ao vaso sanitário, fixar pisos e tapetes antiderrapantes também são de grande valia. Escolher um box de vidro resistente (procurando evitar acidentes com vidros) e caso o idoso precise se sentar é importante providenciar uma cadeira de banho.

Busque deixar os ambientes bem iluminados

Ambientes com pouca iluminação favorecem acidentes ou quedas. É importante que todos os cômodos frequentados por idosos sejam bastante iluminados durante todo o dia.

À medida que envelhecemos, nossa visão vai ficando mais debilitada, doenças comuns à terceira idade como Parkinson, esclerose e artrose, combinadas com uma iluminação ruim, podem causar aos idosos esbarrões, tropeções e quedas.

Calçados confortáveis e antiderrapantes

Uma medida válida também, é comprar calçados com solado antiderrapante. Esse tipo de sapato ajuda a prevenir quedas no dia a dia, que podem ser responsáveis por lesões e fraturas.

Distribuir os móveis de maneira segura pela casa

Uma casa que não está bem mobilada pode ser muito propícia para quedas e acidentes de idosos. Todos os móveis precisam ser colocados estrategicamente no ambiente para que não interfiram na circulação dos mesmos pela casa. Além disso, é preciso ter cautela com extensões e objetos no chão, pois também podem causar acidentes. Os móveis estando sempre bem posicionados no ambiente e não impedindo o idoso de transitar pela casa, a segurança dificilmente será prejudicada.

Em caso de quedas, é aconselhável procurar um médico ortopedista o mais rápido possível para que seja feita uma avaliação e diagnosticar se não ocorreu alguma fratura ou lesão.