Reabilitação com fisioterapia

A fisioterapia é uma área que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos ativos nos órgãos e sistemas do corpo humano. Trata de doenças causadas por mutações genéticas, traumas ou doenças adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, melhorar ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. São utilizados conhecimentos e recursos como parte do processo de tratamento em condições psicofísico-sociais para melhorar a qualidade de vida.

A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas recorre à fisioterapia. Quando enfrentamos uma lesão ou temos um problema muscular, o médico pode sugerir o acompanhamento de um fisioterapeuta para complementar a ação do medicamento e acelerar a recuperação.

Dessa forma, a reabilitação através da fisioterapia é algo essencial para pacientes que passaram por algum procedimento cirúrgico ou que foram acometidos por lesões ortopédicas.

O papel da fisioterapia na reabilitação física e motora

A fisioterapia desempenha um papel importante não só na reabilitação física e motora, mas principalmente na reabilitação mental, pois restabelece o bem-estar e a vontade de viver nos pacientes.

Essa área inclui o uso de diversos tipos de tratamentos, equipamentos, móveis e as habilidades dos fisioterapeutas para realizar exercícios e outros procedimentos que ajudem o paciente a recuperar o máximo de independência possível.

O objetivo principal é a recuperação e reabilitação do paciente, priorizando o bem-estar físico, mental e social.

Portanto, a qualidade de vida de pessoas que sofreram traumas, doenças adquiridas ou alterações genéticas pode ser diretamente beneficiada pela fisioterapia.

Não é apenas um processo de tratamento de doenças, mas também de prevenção. Um fisioterapeuta tem o conhecimento para reduzir o risco de lesões, dores e reparar os músculos, melhorar os hábitos esportivos e corrigir a má postura.

Os procedimentos utilizados buscam restaurar, melhorar e manter a força física do paciente. A fisioterapia é indicada em todas as fases da vida, crianças, adultos, gestantes, idosos e pessoas com deficiência (física ou mental), para todos que desejam melhorar sua qualidade de vida.

Os benefícios da fisioterapia não são apenas voltados para aqueles que procuram tratamento para lesões ou doenças, pois quando incluídos em seu regime de cuidados, seu impacto positivo é sentido em todo o corpo.

As técnicas utilizadas podem ser feitas de diversas formas, com água, calor e uso de aparelhos, onde o paciente utiliza elásticos, bolas, pesos, trampolim, colchonete, escadas, pedaleira, bicicleta, equipamentos de reabilitação como os utilizados em academia, plataforma vibratória, entre outros.

Quando a reabilitação com fisioterapia é indicada?

A fisioterapia é indicada quando os movimentos corporais e a função motora de uma pessoa são ameaçados devido a lesão, dor, envelhecimento ou distúrbios.

Essa ciência trabalha estimulando a mente, melhorando a postura e reduzindo problemas que podem ser causados ??por diversos motivos, sendo uma abordagem terapêutica.

A fisioterapia é uma das áreas mais versáteis da saúde, pode ser um meio de recuperação após acidentes, alívio de dores, recuperação esportiva, reabilitação pós cirurgias e lesões ortopédicas.

Muitos pacientes se recuperam após trauma grave através da reabilitação com fisioterapia, sendo possível proporcionar a melhora da sua independência, mobilidade e redução da dor.

A eficácia da fisioterapia se dá pelo fato de que todos os exercícios são elaborados tendo em vista alcançar determinados objetivos, pois todas as etapas do tratamento foram estudadas cientificamente e com resultados comprovados.

O cuidado com o paciente, o uso do movimento e o uso de equipamentos não são aleatórios. Todo o tratamento é elaborado para trazer melhora em cada sessão.

Existem inúmeras abordagens fitoterápicas, porém, quando a lesão é tratada no início, o resultado obtido é muito melhor durante todo o processo de reabilitação e com isso, o tempo de tratamento é reduzido.

Você já conhecia os benefícios da reabilitação através da fisioterapia?