Tendinite e bursite: você sabe a diferença?

Embora essas duas condições de saúde sejam causadas por esforços repetitivos e possam parecer semelhantes, a tendinite e a bursite são muito diferentes. Veja como diferenciá-los.

A tendinite e a bursite são duas condições relativamente comuns que envolvem a inflamação do tecido mole ao redor dos músculos e ossos, mais frequentemente no ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho ou tornozelo.

Comparando tendinite e bursite

Em termos gerais, a tendinite e a bursite são diferenciadas pelos tipos de tecido afetado:

A tendinite se refere à inflamação do tendão, o tecido fibroso semelhante a uma corda que conecta o músculo ao osso. Quando um músculo flexiona ou relaxa, o tendão atua como um guincho e faz com que o osso se mova. Os tendões podem ser pequenos, como os encontrados nas mãos e nos pés ou grandes, como o tendão de Aquiles.

A bursite é a inflamação do saco cheio de líquido, chamado de bursa, que atua como uma almofada entre os ossos e os tendões ou músculos ao redor do osso. A bursa reduz muito o atrito, pois essas estruturas estão em contato regularmente. As principais bursas estão localizadas adjacentes aos tendões das grandes articulações, como as dos ombros, cotovelos, quadris e joelhos.

Como os tendões e a bursa costumam estar próximos, qualquer inflamação que ocorra em um pode afetar o outro. Em alguns casos, um mesmo diagnóstico é utilizado para descrever o mesmo evento. São condições independentes, embora coexistentes, que às vezes, mas nem sempre, são causadas pela mesma coisa.

Como a tendinite e bursite se diferem?

Em geral, a tendinite é causada por uma lesão aguda ou movimento repetitivo (como martelar um prego, correr ou jogar tênis). A bursite, por sua vez, pode ser causada pelas mesmas coisas, mas também pode ser o resultado de uma infecção ou condições como gota ou artrite reumatoide.

Embora as bursas sejam vitais para ajudar os tendões a deslizarem sobre os ossos, nem todos os tendões as possuem. Ela só se forma onde há proeminências ósseas, como no ombro, na parte externa do quadril ou na rótula.

Quais são os tipos de tratamento?

Repousar a área afetada é o primeiro passo para a cura. Evitar movimentos agravantes, podendo exigir uma tala ou suporte para garantir que a área esteja totalmente imobilizada. A dor é o primeiro sinal de que você não está dando à área lesada chance suficiente para descansar.

Aplicar uma bolsa de gelo ajuda a controlar a inflamação e a diminuir o inchaço. Ao minimizar essas duas coisas, os tendões e a bolsa podem retornar ao seu estado normal.

Os anti-inflamatórios não esteroides ajudam ainda mais a aliviar a inflamação e a dor.

As injeções de cortisona podem ser aplicadas se os sintomas forem persistentes. A cortisona é um poderoso medicamento anti-inflamatório que proporciona alívio da dor a curto prazo, mas tende a ser menos eficaz como terapia a longo prazo. Embora a cortisona possa reduzir a dor e a inflamação associadas à tendinite, ela também pode enfraquecer o tendão, tornando-o sujeito à ruptura. É importante falar com seu médico sobre os prós e os contras das injeções de cortisona.

A fisioterapia pode fortalecer os músculos ao redor, aliviar o estresse na área afetada e prevenir a recorrência.

Consulte sempre seu ortopedista para que ele faça o diagnóstico correto e indique o melhor tratamento de acordo com sua condição.