Você sabe o que é a Instabilidade Patelar?

Você já ouviu falar sobre a instabilidade patelar? A patela, localizada na parte posterior do joelho, é o osso responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa.

Em algumas situações, esse osso pode se deslocar, saindo do lugar, causando a instabilidade patelar.

Esses casos nem sempre acontecem apenas durante a prática de atividades físicas. Muitas vezes, ao se levantar ou durante a realização de ações simples do dia a dia, a patela pode sair do lugar causando a instabilidade patelar.

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre essa condição e como ela ocorre, acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais.

O que é a instabilidade patelar?

A instabilidade patelar, também conhecida como instabilidade femoropatelar, acomete diretamente a patela.

Quem sofre com essa condição tem constantemente a sensação de falseio ao pisar, e com isso, se sentem inseguras para caminhar e até mesmo praticar atividades físicas.

Existem algumas pessoas que têm a sensação de que a patela pode se deslocar a qualquer momento, isso chamamos de instabilidade patelar.

Muitas vezes, pessoas com instabilidade patelar já tiveram algum episódio de luxação da patela, permanecendo essa sensação de que a patela “está solta”. Esse quadro pode acarretar múltiplos episódios de luxação da patela.

Essa condição pode afetar homens e mulheres. Entretanto, devido a diferenças anatômicas, pessoas do sexo feminino estão mais propensas.

Atletas e quem pratica esportes como futebol e basquete também são acometidos com mais frequência.

Sintomas e causas da instabilidade patelar

Quando uma pessoa sofre com instabilidade patelar, o primeiro sintoma é a dor intensa. Além disso, é comum apresentar incapacidade de mobilização do joelho. Também é possível observar que a patela saiu do lugar.

A dor e incômodo estão presentes no joelho também ao realizar ações como subir e descer escadas, agachar e após longos períodos sentados.

Estalos nos joelhos e sensação de areia na articulação são queixas comuns dos pacientes com instabilidade patelar.

Quanto às causas dessa condição, podemos citar algumas características que favorecem a ocorrência da instabilidade.

Entre as principais, podemos listar:

• Patela alta: nesse caso o tendão é mais comprido, fazendo com que a patela repouse no joelho em uma posição mais alta, diminuindo o encaixe ósseo.
  • Aumento da inclinação patelar;
  • Displasia da tróclea femoral: existem casos onde o sulco no fêmur em que a patela se encaixa, pode ser mais raso que o normal, podendo até ser plano;
  • Anteversão femoral;
  • Pé plano;
  • Pessoas com joelho valgo;
  • Frouxidão ligamentar.

Todos esses fatores contribuem para a maior incidência dessa condição.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da instabilidade patelar acontece em um primeiro momento durante a consulta com o médico ortopedista, onde ele irá avaliar o estado clínico do paciente, suas queixas e seu histórico.

A realização de exames físicos durante a consulta também é essencial para auxiliar no diagnóstico da instabilidade patelar.

Para complementar, exames de imagem como radiografia, tomografia e ressonância magnética auxiliam na análise da região e da extensão da lesão.

A radiografia e a tomografia são grandes aliadas na hora de verificar quais as causas anatômicas da instabilidade. Já a ressonância magnética possibilita a identificação de possíveis lesões nas cartilagens e ligamentos.

Quanto ao tratamento, é importante frisar que ele será elaborado de forma individual, onde o ortopedista irá escolher a melhor abordagem levando em consideração a idade, grau de instabilidade, prática de atividade física, profissão, entre outros.

Em casos onde o tratamento conservador é indicado, medidas como imobilização do joelho, uso de analgésicos e sessões de fisioterapia para fortalecimento da musculatura são prescritas.

Se essas medidas não proporcionarem qualidade de vida ao paciente, o tratamento cirúrgico é recomendado. A cirurgia consiste na reconstrução do ligamento patelofemoral medial.

Caso você apresente algum dos sintomas citados, procure um médico e siga suas orientações corretamente. Cuide-se!