Você sabe o que é a lesão do Ligamento Cruzado Anterior?

Se você joga futebol ou pratica esportes onde há saltos e movimentos de giro, com certeza já ouviu falar sobre a lesão do ligamento cruzado anterior. O ligamento cruzado anterior é uma importante estrutura interna do joelho responsável por promover a estabilidade da articulação, especialmente em movimento de rotação, aceleração e desaceleração.

Resumindo, a lesão do ligamento cruzado anterior ocorre quando há o movimento de rotação do joelho enquanto o pé continua fixo no chão. Então, como saber se já rompi o ligamento cruzado anterior? Imagine as seguintes situações:

1ª Você estava jogando futebol e no momento de chutar a bola, o seu pé de apoio ficou travado no campo com a chuteira e seu corpo girou.

2ª Durante a aula de dança, você foi realizar um movimento para seguir a professora e a turma, mas seu corpo girou enquanto seu pé ficou preso no chão e seu joelho torceu. 3ª Depois de um dia cansativo no trabalho ou na faculdade, você entra no ônibus e antes que consiga sentar, o motorista arranca e seu pé continua fixo, mas seu corpo gira e você sente a torção.

Se alguma dessas situações já aconteceram, provavelmente você já foi uma vítima da lesão do ligamento cruzado anterior. Quem já passou por isso, descreve a situação como “o corpo foi para um lado e o joelho foi para o outro”. Ao romper o ligamento, é comum ouvir o barulho de um estalido, dor intensa e inchaço iminente.

Como pode ser feito o diagnóstico?

O rompimento do ligamento cruzado anterior é considerado uma lesão traumática, sendo assim, o paciente deve procurar auxílio médico imediatamente. Não só para avaliação do caso, como também para que sejam descartadas outras situações, como a fratura, por exemplo.

Durante a consulta, são feitos exames físicos com o objetivo de avaliar a instabilidade do ligamento. Para a confirmação do diagnóstico, geralmente são pedidos exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética. Após o diagnóstico, o mais importante é que a dor e o inchaço do joelho do paciente sejam controlados, o que permitirá que ele consiga recuperar o movimento da articulação.

Qual é o tratamento para a lesão do LCA?

Inicialmente o tratamento indicado é a fisioterapia, porém a cirurgia é uma opção relevante nesses casos para que seja feita a reconstrução do ligamento. O tratamento cirúrgico é mais aconselhável, principalmente em pacientes mais jovens, por ocorrer com frequência a sensação de instabilidade no joelho, o risco de outras lesões é alto.

A cirurgia é realizada através de videoartroscopia e tem como objetivo substituir o ligamento lesionado por um enxerto de tendão.

Como é a recuperação da cirurgia do LCA?

São indicados exercícios de movimentação do joelho, fortalecimento e ativação muscular. Durante o período de recuperação o joelho operado não pode ser forçado para que o ligamento possa se desenvolver e as funções do joelho se estabeleçam. O acompanhamento de um fisioterapeuta também é imprescindível nesse período.

Caso você tenha machucado seu joelho e após a leitura ficou em dúvida se ocorreu uma lesão do ligamento cruzado anterior, agende uma consulta, mesmo que apresente sintomas leves. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são as chances de uma recuperação total e garantia da qualidade de vida!

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.