Você sabe quais os tipos de lesões musculares?

Lesão muscular é algo muito comum, podendo acontecer em qualquer momento da vida de uma pessoa, seja enquanto pratica alguma atividade física, nas suas tarefas básicas do dia-a-dia em casa ou no trabalho. Geralmente percebemos que algo está errado, quando uma dor muscular (leve ou forte) aparece causando incômodo.

Independente da intensidade da dor, não devemos ignorá-la, pois existem diversos tipos de lesões que devem ser tratadas da maneira correta. Os músculos são de extrema importância, uma vez que nos proporcionam força, protegem nosso corpo e permitem a articulação dos movimentos.

As lesões musculares são as causas mais comuns de incapacidade física, especialmente entre pessoas que praticam esportes ou algum tipo de atividade física. Se não tratadas corretamente, o paciente poderá ficar afastado semanas até meses de suas atividades esportivas.

Existem diversas causas para as lesões musculares, acidentes e traumas durante a prática esportiva são as causas mais comuns. Outros fatores contribuintes são:

• • Falta de aquecimento e alongamento antes de um exercício;
  • • Carga elevada sem o devido preparo;
  • • Fadiga;
  • • Volume excessivo de treino (overtraining);
  • • Realização de um movimento de forma inadequada.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é lesão muscular, vamos conhecer quais são os tipos de lesões?

Ruptura ou distensão muscular

A distensão muscular é muito comum em atletas durante a prática de atividade física, mas pode ocorrer também no seu dia-a-dia enquanto realiza seus afazeres em casa ou no trabalho. Essa lesão ocorre quando o músculo se estende além de sua capacidade, causando a ruptura de fibras musculares ou do músculo total. Após esse rompimento surgem hematomas seguidos por uma inflamação.

Dor intensa é o principal sintoma e dependendo do grau da ruptura muscular, pode ser acompanhada de vermelhidão e inchaço. O diagnóstico é feito por meio de consulta clínica, na qual o médico fará a anamnese do paciente e serão solicitados exames de imagem para que seja avaliada a situação muscular e posteriormente feita a indicação do tratamento adequado.

O tratamento normalmente consiste em repouso, aplicação de gelo no local, medicação e bandagens terapêuticas.

Estiramento muscular

Apesar de muito parecida com a distensão muscular, o estiramento tem diferença quanto à localização em que ocorrem. A principal característica da distensão é o estiramento das fibras musculares e o estiramento acomete o tendão e áreas adjacentes.

O estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes sofrem lesões e causam dor e sensação de estalido. O diagnóstico também é feito por meio de consulta clínica, na qual o médico avalia o histórico do paciente. O tratamento consiste em aplicação de gelo, repouso, elevação da área lesionada e em casos mais graves, sessões de fisioterapia.

Contusão muscular

A contusão muscular é considerada um tipo de lesão menos grave, pois como não afeta ossos e ligamentos, não provoca maiores danos. Essa lesão normalmente acontece ao sofrermos um trauma leve, como um tombo ou uma pancada. Sabe quando você está andando e acaba batendo o braço ou a perna na porta ou no canto da mesa? Então, pode-se dizer que sofreu uma contusão.

Os sintomas normalmente envolvem dor, inchaço, vermelhidão, hematoma e sensação de calor na área afetada. Dependendo da intensidade do trauma, esses sintomas não persistem por um longo período.

Independente do trauma sofrido, é muito importante sempre procurar um médico para que ele avalie sua condição e indique o tratamento mais adequado.